Acrílico sobre tela 30cm x 30cm "Engradado"
Gosto de tomar meu café da manhã num lugar que agrade meu
olhar. E, no lugar escolhido, avisto meu pequeno jardim bem florido, e mesmo em
dias de chuva, a vista é bem agradável.
Ali degusto o paladar e o olhar, e também o pensamento voa,
por isso essa questão me veio à cabeça.
Achei engraçado o codinome que deram às cozinhas em alguns
programas de decoração na TV, simplesmente ‘o coração da casa’!
Como pode ser o coração da casa o lugar onde se mais
trabalha, por mais simples que seja o menu?
Vejam só: se resolvermos fazer o almoço para a família e
começarmos pensando numa simples salada, o primeiro passo é limpar as verduras,
pegar uma tigela onde colocamos as folhas e umas colheres de vinagre ou umas
gotas de cloro, enxaguar bem depois de alguns minutos, e aí naquela secadora de
folhas, com aquela manivela, que nos leva ao esforço de girar, girar, girar...
Depois de secas, colocamos na saladeira, junto com o que
desejarmos, como maçãs verdes picadas, tomates, pepinos em rodelas, cenouras partidas
bem fininhas, salpicamos sal, gotas de limão e azeite à vontade. Teremos uma salada
gostosa mas que deu um trabalho!
Feita a entrada passa-se para o segundo prato, vamos ao arroz
que pelo menos aqui em casa está sempre presente, e nem somos chineses J! Aí lá vem outro recomeço:
dar uma lavadinha no arroz, ferver água numa chaleira, refogar tempero numa
panela à parte, aguardar que cozinhe... Por favor não o deixe queimar.
Vamos aos legumes,
que não faltam nunca! Se fizermos vagens na manteiga, brócolis, batatas
douradas, ou abobrinha verde, qualquer legume, qualquer que seja, dá um
trabalho Hercúleo! Lavar, picar, descascar, cozinhar...
E, ainda não falamos do prato principal. Para quem não é
vegetariana como eu, pode-se escolher carne de frango, de boi, de porco ou
peixe, e aí sim, lá vem trabalho! Tenho certeza de que neste pica, corta, lava,
tempera, cozinha, leva-se mais de horas
em pé, andam-se uns quilômetros da pia até o fogão ou até a geladeira.
Maratona, isso é o que é.
Gente, para mim é loucura chamar a cozinha o coração da
casa, prefiro chamá-la de ‘Artrite da casa’, porque tenho certeza que é onde
elas surgem, a artrite ou a artrose, claro depois de toda esta luta! E quando
você acaba, por favor não fique na cozinha para degustar tudo que fez, mesmo
que a mesa seja grande, escolha um lugar realmente que fale ao seu coração,
aquele cantinho da copa, ou na sala de jantar. Não tem? A casa é pequena? A
mesinha na varanda, ali olhando as flores do seu vaso de petúnias, ou mesmo
aquela samambaia verdinha, mas cuidado que não é salada... O cantinho debaixo
da janela, no corredor na porta do vizinho, que tal? Tudo é melhor do que na ‘cozinha-artrite’,
porque lá, você vai ver a pia e o resultado: todos os utensílios que você usou,
sujos, esperando empilhados alegremente serem lavados! E se não tens uma lava
louças, vais ter que encarar a pia! Assim que todos terminarem e você ali sozinha
limpando o fogão, o balcão espirrado e engordurado, coisas para guardar na
geladeira, e ainda se sentindo com o mesmo cheiro do assado ou do peixe que
fritou... E ainda chamam tudo isso de coração da casa?
Para mim o coração da casa pode ser o lugar onde me sinta
bem, onde eu descanse, leia, pinte um quadro, molhe minhas plantinhas.
Sai fora pensamento chato, vou mesmo é comer no
self-service, aqui pertinho de casa, e nada de “coração da casa”, isso deve ser
para quem nunca teve que cozinhar, mesmo sem gostar.
Léah
Fim