óleo sobre tela 30x40 "Inundação"
Quarta feira dia 6 de Fevereiro
O dia amanheceu meio nublado, mas umas horas depois o sol
apareceu, e ouvindo a meteorologia, minha filha colocou um chapéu na bolsa e
foi dar sua aula na zona sul da cidade, isto é em Copacabana.
Não dava para acreditar
na previsão de chuva, o céu clareou o dia continuava quente, e a vida seguiu
plácida sem nuvens negras.
Minha filha sai do trabalho as cinco horas da tarde, mas
ligou para mim dizendo que chegaria mais tarde, tudo bem, ia para Ipanema,
também na zona sul, ajudar uma amiga colega de profissão, com uns problemas de
aulas.
Às oito horas da noite desabou um temporal sem tamanho,
liguei para ela, para saber se lá estava chovendo tanto assim, como aqui e com
ventos de vendaval! E nada de retorno, o volume da chuva aumentando drasticamente!
...
Finalmente
conseguimos contato, ela ligou, disse que saiu da casa da amiga, que a levou
até o metro, e que já estava chegando na estação daqui do nosso bairro. Moramos
perto mais ou menos dois quarteirões desta estação, mas fiquei pensando nas
árvores nos fios elétricos, nas ruas que enchem, no canal que transborda, na
ponte sobre a lagoa...Liguei de novo, vamos buscar você na estação.
-Não mãe, espera a chuva diminuir, estou como todo mundo
aqui, esperando a chuva dar uma trégua, assim que der pego um Uber.
Para piorar a energia acabou e ficamos às escuras, e ela
descobriu que não podia sair da estação, pois a estrada estava cheia de bolsões
de agua, para chegar até nossa casa ela teria que entrar nas poças que faziam
correnteza e supôs que bateria na altura de seus joelhos. Ônibus e carros um
engarrafamento de extensão quilométrica, ninguém se mexia, nem para um lado ou
para outro.
Na estação do Metro, à medida que iam chegando os trens, as
pessoas subiam as escadas viam a situação lá fora, voltavam e sentavam no chão
à espera de que a chuva passasse, a agua abaixasse de volume e tudo se
resolvesse, isso teria que ser antes que o metro fechasse à meia noite.
Nossa tensão aumentando, com as notícias que víamos do resto
da cidade, pelo celular
Demos outra sugestão pegue o metro de volta para a zona sul
e vá para a casa de sua prima em Botafogo. Mas descobrimos que o Metro havia
parado e que igualmente Botafogo, também estava embaixo d’água, já eram umas
dez horas da noite e não víamos solução, a apreensão aumentou porque a chuva
não passava, nem diminuía!
Estávamos igualmente presos em casa, nossa rua é uma
transversal da estrada que estava cheia, e muitas árvores algumas caíram com o
vendaval!
Finalmente a amiga com quem ela havia estado, ligou para ela
perguntando se já havia chegado em casa, e ficou apavorada com a situação na
qual ela se encontrava, presa no Metro, e falou pega o metro de volta e vem pra
cá... Só que o Metro ficou parado!
Às 11,40 o Metro voltou a funcionar, ela foi para a casa da
amiga pensando lá pego um Uber, saltou em Ipanema, foi a última viagem do Metro,
era meia noite, o funcionário botou todo mundo pra fora e fechou as portas.
Ela tentou um Uber, nada nenhum! Foi à pé, a salvação é que
a chuva estava mais branda, e Graças a Deus, a rua deserta, sem assaltantes, e
a amiga mora bem perto da estação.
Quando soubemos que
ela estava em segurança fomos para a cama só não conseguimos dormir o resto da
noite, pois o calor não melhorou nem um pouquinho, e nada de ar refrigerado, ou
ventilador além da tensão que demorou a nos deixar, nossos nervos pareciam
elásticos esticados. Ficamos sem energia, até às cinco horas da manhã. Oh! Dia difícil,
aliás semana, pois nos dois dias seguintes, cortaram a energia várias horas, a
Light consertando os transformadores estourados. E tudo se estragando no
freezer e geladeira. Êta Brasil!
Fim





Cuando la naturaleza se desata es temible, nunca se sabe como va a terminar todo, y si encima tienes a alguien en la calle como fue tu caso, el resultado llega a ser agobiante, así que no me extraña que lo pasarais tan mal.
ResponderExcluirInteresante e intrigante relato que me ha gustado leer Léah.
La pintura que traes hoy es maravillosa.
Gracias por el regalo de tus exposiciones de pintura.
Un beso y feliz fin de semana.
É amiga a natureza está castigando os brasileiros, sem contar que os políticos também estão se encarregando de acabar com o Brasil.
ExcluirGrata pelo comentário, beijinhos, Léah
Es increible, qué belleza. La luz y color. Fantástico!!
ResponderExcluirGrata pelo delicado comentário,
Excluirbeijinhos, Léah
Linda tela e excelente narrativa.
ResponderExcluirGrata pela visita, comentário e gentileza.
ExcluirBeijinhos, Léah
Uma forma de narrar muito bem articulada. Parece que estamos a viver esse momento difícil consigo. A Natureza prega cada partida de vez em quando…
ResponderExcluirGosto da sua pintura "Inundação".
Uma boa semana.
Um beijo.
Obrigada Graça, realmente a natureza vem cobrando a destruição que os humanos fazem contra ela. É o troco!!
ExcluirBeijos, Léah
Dias atribulados, Léah! Não tinha noção, de que tinha sido tão ruim assim, a tempestade por aí ocorrida!...
ResponderExcluirImagino o stress... e a aflição, por não se poder fazer nada... sem condição alguma de sair de casa...
Felizmente, tudo decorreu sem mais incidentes... do que o sobressalto, causado pela intempérie!
A tela está formidável! Lindíssima!
Beijinhos! Desejando-lhe uma excelente semana... e sem mais sobressaltos meteorológicos, Léah!... Que agora surgem do nada... fruto das alterações climáticas, creio eu... aqui, às vezes, deixam avisos com alarmismo... e não se chega a passar nada... e quando ocorre algo mais sério... ninguém estava preparado para tal... por a coisa chegou sem avisar... :-(
Beijinhos
Ana
Olá Ana,ao longo da minha vida tenho presenciado algumas tempestades por aqui, é sempre muito preocupante, nunca sabemos quando vem uma chuvinha ou uma tromba d'água. E a natureza está devolvendo os mal tratos recebidos.
ExcluirBeijinhos, Léah
Querida Léah
ResponderExcluirPode pensar que é exagero, mas não é. O problema da filha e a sua aflição deixou-me com os olhos marejados! Que situação!
É a primeira vez que ouço um relato na primeira pessoa, de um acontecimento semelhante.
E o marido que não se pode enervar...
Nestes casos, a bonança chega com muitos estragos a consertar.
Querida Amiga, desejo que esteja a desfrutar de dias tranquilos.
A sua tela é linda e muito expressiva.
Que tudo lhe corra do melhor modo.
Abraço e beijo carinhosos.
~~~
Pois é amiga a água foi tanta que rebentou a calçada no piso do jardim, fez buracos! E uma árvore caiu dentro do quintal do condomínio.
ExcluirMas a maior preocupação é ficar na rua sem poder voltar para casa e ser assaltada, machucada e sei lá mais...Isso é um tormento com ou sem chuva, agora minha filha vai recomeçar a dar aulas à noite também! Deve ser uma campanha qualquer para eu emagrecer sem regime (já consegui), e envelhecer um ano a cada dia, tô quase lá :(. Fazer o que? Rezar
Beijinhos, Léah
Beijinhos
Querida Leah, tenho ouvido as notícias sobre as inundações aí no Brasil e a grande desgraça na barragem da Vale e, tenho pensado que o ano começou muito mal para o povo brasileiro. Imagino a vossa aflição com o que aconteceu com a vossa filha, mas, felizmente tudo acabou bem. Sei que os temporais continuam e pessoas têm morrido, têm perdido tudo, mas a natureza é assim mesmo e se continuarmos a desrespeitå-la, as catástrofes serão cada vez maiores.Amiga, parabéns pela tela, como sempre, maravilhosa e também pela maneira como contaste esta tua aflição; parece que estavamos a viver a cena. Espero que a calmaria tenha voltado, pelo menos aí no teu bairro e que não tenha havido estragos na tua casa. Um beijinho, amiga e boa noite
ResponderExcluirEmilia
É Emília, o Brasil vem sofrendo umas quedas em vários setores. Essas chuvas de verão são trombas d'água, que onde caem arrasam, só que foi em toda a cidade do Rio de Janeiro, não no Estado do Rio de janeiro, mas na cidade todos os bairros foram atingidos, por isso o caus, um horror, ficamos sem energia, dois dias, lama, engarrafamentos, tudo do freezer e da geladeira foram pro lixo, pois o calor não abrandou, hoje está mais fresco, mas o pior é ficar sem poder voltar pra casa, na rua há assaltos, isso dá muito medo.
ExcluirEstá difícil amiga, amo minha cidade, mas está cada dia mais difícil viver aqui.
Beijinhos, Léah
Faço ideia da sua preocupação, deve ter sido realmente uma aflição enorme até a sua filha estar novamente em segurança, na casa da amiga. Quando existem temporais tudo se complica e não é só no Brasil, é em todo o lado.
ResponderExcluirAdorei a tela é linda.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Obrigada pelo comentário solidário.
ExcluirBeijinhos, Léah
Querida Léah, eu li essa sua crônica no primeiro dia, mas li no Tablet, na cama, e dele não comento, pois fiz outro email que não tem ligação com o blogger. Só que pensei que tivesse comentado!! Desculpe, amiga, uma crônica narrando um caso tão sério, vi tudo pela TV, um horror. As enchentes no Rio são muito violentas. Coitadinha da sua filha, como deve ter ficado, e vocês? Isso é traumatizante! Imagino tudo como narrou nessa crônica, angustiante.
ResponderExcluirUm beijo, amiga! Espero que estejam bem.
Sim estamos bem amiga, só que amedrontadas, já que a meteorologia não acerta uma, está mais para mete o olho na orgia :)). Obrigada, beijinhos, Léah
ExcluirOs temporais são bem piores em zonas onde não foram criadas condições apropriadas às quantidades de água da chuva que cai em pouco tempo, aos ventos, etc. Por isso, há que ver as previsões meteorológicas quando saímos de casa...
ResponderExcluirLéah, continuação de boa semana.
Beijo.
PS: com tanta chuva esqueci a tela... Parabéns, é magnífica.
ResponderExcluirOlá Jaime, dificilmente a meteorologia acerta, acho que os meteorologistas, ufa! passaram colando na Faculdade. No dia seguinte apavoraram a população com uma previsão que mais parecia uma hecatombe, o dia nublou, fez um calor de Rio de Janeiro, e só, (Graças a Deus).
ExcluirComo acreditar?....
beijinhos, Léah
Querida amiga, que susto devem ter apanhado!
ResponderExcluirTudo acabou bem, haja Deus!
Aqui a tv passou imagens terríveis das cheias.
Bolsonaro vai ter de "mexer" na equipa da meteorologia...
Beijo querida amiga e um fim-de-semana com sol.
(Léah, a tela é lindíssima. Parece foto. Parabéns!)
Teresa querida, obrigada pela presença, foi tudo muito preocupante e tenso, mas Graças a Deus acabou bem.
ExcluirBeijinhos, Léah
Oi minha querida amiga, essa é mesmo uma situação de muito pânico e o pior é quando não podemos agir. Sempre que chove eu rezo pelos meus filhos que estão retornando pra casa porque os perigos são imensos. A chuva que tanto amamos muitas vezes se torna num monstro assustador. E como eles , nossos filhos fossem ainda pequeninos , nessas horas gostaríamos de estar com eles no colo. Um abraço. Bom final de semana. Que a chuvas venham calmas e tranquilas para amenizar o calor, e pra gente fazer poesia.
ResponderExcluirOlá Lourdinha, foi tudo muito tenso, e sou antes de tudo mãe, meus filhos estão sempre em primeiro lugar.
ResponderExcluirComo você se pudesse os protegeria para sempre, mesmo agora que já são adultos, mas como não dá...
Tomara que assim seja chuvas calmas e menos calor.
Tudo de bom pra você também, beijinhos
Léah
Bonita pintura Léah, vivos y lindos colores, la naturaleza a veces nos muestra su grandeza y su tremendo poder, me alegro que estéis bien.
ResponderExcluirSaludos.
Muitas pessoas do tudo nosso povo disse isto…
ResponderExcluirEm purugal agora..sempre, sempre muitos, muitos problemas em putogalo-landia…sempre!
Agora em putugalolandia muitas pessoas vivem no pasado com cabesa no cu….em um mundo dos Fantasias e nao em nossa realidade de Sopas dos pobres, z-e-r-o trabalhos, economia lixa etc., etc. Que vai faser?
E muitas pessoas tem vivendo no pasado tambem e por isso borar tudos comentarios que fala dos verdades!
*Muitas pessoas vivem no mundo dos Fantasias agora em portugalo landia…muitas!!*
putugal agora atolado na merda! Que vai fasser pa no “fix”?
Nome: Pedro Lopes.Problemas? Nao Problemas amigos! Visitem meu pagina web no youtube e reportar os problemas a youtube ja que google, youtube e Blogger seu na mesma empresaria.
Meu Pagina: https://www.youtube.com/channel/UCbdqhyJx-1yPliHs7_apF2g
Beijos e boa sorte amigos �� E lembrate Sempre…que vai fasser tu? E Olivenza bella cidade Espanhola por Graca de Deus!! E lembrtae do Wiryamu Mozambique covardes portoputas?? do Wiryamu Mozambique covardes?? Nimguma pessoa fallar do isso?? putugal o pior colonizador no mundo!
*****
adicione meu Blog ao seu blog amigos!!!!!*****