óleo sobre tela 35 x 23
'janela, borboletas e flores
'janela, borboletas e flores
Moro com uma pequena floresta atrás de minha casa,
propriamente atrás de todo o condomínio, bem perto de uma lagoa, e um mar
maravilhoso há um quarteirão, o silêncio mora por aqui.
Gosto de meu canto,
da minha casa, entretanto tudo isto tem seu lado desagradável, especificamente
para mim, e para ser feliz, recorro a uma arma.
Vou explicar: O mar não me causa nem causou nenhuma
chateação ou problema, amo a existência dele ali bem pertinho. A lagoa está a
uma distância relativa, é, um espelho d’água que embeleza o lugar.
Mas a floresta já não é a mesma coisa, para quem é como eu
uma pessoa intrinsecamente urbana, é difícil conviver com os seres que nela
habitam e gostam de visitar minha casa, não são as folhas das árvores, ou suas flores
atapetando o chão, ou os pássaros que anunciam o cair da tarde, ou o amanhecer
gorjeando, na maior algazarra, mas eu gosto.
São outros personagens que ali nascem e sem licença vão se
chegando e incomodando.
Quantas espécies de besouros existirão na face da terra?
Vocês conhecem algum? Eu conheço várias, isto é eles me conhecem, eu não os
convido, e não tenho nenhum prazer em conhece-los, deles só tenho horror, e
quero distância.
Temos também as esperanças, que para mim são baratas verdes,
não é este tipo de esperança que tenho na vida... As cigarras, parecem moscas gigantes, quero-as
se agitando e anunciando o verão lá nos troncos das árvores, longe de mim, aí
eu até gosto! Os camaleões são
engraçados, esticam o pescoço, mas que pescoço? Não têm, e ficam me olhando
medindo força, como quem diz _ aqui é meu lugar cheguei primeiro, dona humana,
vá embora. _ Mas basta uma esguichada de agua com a mangueira e eles fogem em
busca de sol.
Agora as lagartas, verdes,
manchadas, ou aquelas bem peludas que se contorcem a cada passo, mas se
encostar em sua pele queima, além de devorarem minhas plantas, essas eu odeio!
Assim como os marimbondos, que já me picaram e dóoooi muito! Formigas de todos
os tipos, grandes pequenas miúdas, pretas vermelhas e que em fila indiana, saem
não sei de onde e querem passear pelo meu chão, meu espaço, invasoras sem
limites. Tem as lagartixas que comem os pernilongos, dizem, mas pelo jeito não
dão conta. Não passo um dia sem levar umas picadas de pernilongos!
Os piores vêm agora: Os ratos do mato, se entrarem em casa
fazem ninho, por isso dedetizo a casa todo ano.
Os sapos tenho pavor desse bicho, pulam, são melados a ponto
de brilharem, e são meio idiotas, ficam parados com o olhar perdido, porque não
vão procurar moscas, acho que vivem planejando como entrar e se esconder nos
lugares onde vou passar, infernal! Mas a pior de todas são as baratas, Deus
para que existem baratas? Me pergunto qual a utilidade desses insetos
fedorentos, asquerosos, se as vejo fujo como o diabo foge da cruz dão-me medo e
asco até mortas. Se uma aparece eu desapareço, alguém terá de matá-la e me
mostrar o cadáver, para eu ter certeza e voltar à tranquilidade.
Felizmente a dedetização funciona, mas por um tempo, quando
começa a ficar vencida lá vou eu encomendar outra.
O único inseto que gosto de ver são as borboletas, parecem flores
aladas, estas dão prazer de ver.
Nesta vida nada é completo ou perfeito, para ser feliz em
qualquer ambiente em que se viva, há que se dar um jeito de melhorar, buscar o jeitinho
brasileiro. Minha luta contra os insetos é o DDT, usado nas dedetizações, esse
foi o jeito que arranjei, e dá certo até com as terríveis baratas! Esta é a
minha arma para ser feliz.
Pena que não
inventaram um Dedetizador contra políticos corruptos, estaríamos livres e mais
felizes, completamente, talvez um dia, quem sabe...
Fim
Léah





srsrsrsrsrs, querida amiga, desculpe eu rir, mas eu tenho horror desses tipos de bichos. Eu também sou urbana, gosto de concreto, atravessei uma fase em que todos os anos ficávamos um mês na Serra, adoro, não me dou é com mar. Mas a Serra tem outros problemas, ARANHAS! Eu entrava em crise, levantava à noite e lá estava uma cabeluda para me dar boas vindas! Dormia com a lanterna debaixo do travesseiro, neurose total. Eu nasci para morar no último andar daquele edifício de Dubai, o mais alto!
ResponderExcluirTudo isso que você conta eu sei, a casa na Serra era rodeada de árvores. Hoje nós vamos é para hotel! Olha, quanto às baratas (horrorosas) há 13 anos não entra uma dentro da minha casa! Passarei um e-mail te explicando o que fazer, levanto de madrugada, preparada para uma guerra, e tudo sempre em paz, nem a sombra delas.
Sinto em dizer, mas adorei essa crônica! Só fiquei com pena de você!
Beijinho / meu carinho
Olá querida, não sei porque mas aranhas é um bicho que quase não vejo, ainda bem, não sei qual é o predador delas, talvez algum desses que tem por aqui aos montes. O que me apavora são baratas, dedetizo a casa mais por causa delas, aí sim passo um ano tranquila. Porque não tenho só nojo, tenho medo, pavor, asco, pesadelo. Peço sempre o dedetizante especifico contra elas, kakaka.
ExcluirMesmo assim quero saber se tens outra arma me diga...
Beijinhos, Léah
Já enviei hoje, Léah!
ExcluirVeja no e-mail.
Beijinho e boa sorte rsss
Encantador tu relato Leáh, me ha gustado mucho y me ha resultado muy simpático.
ResponderExcluirEl lugar que cuenta sin duda tiene que ser maravilloso, pero a mi me pasaría lo que a ti, odio todos los bichejos del campo sean grandes o pequeños y me encuentro muy incómoda en el campo, aunque me guste.
Precioso el óleo y esas mariposas que en el se lucen, como lucen en el paisaje de cualquier lugar.
Un placer la lectura, me ha gustado mucho.
Un beso.
Olá querida Elda, o pior disto tudo é que aqui não é campo, é um lugar muito urbano da cidade, porém como é cheio de ruas fechadas e muitos espaços com arvores, os bichinhos adoram, e querem compartilhar, só que não dá para conviver em paz com eles, kakaka.
ExcluirBeijinhos, Léah
Bom dia querida amiga Léah!
ResponderExcluirImagino, não passo por isso porque moro mesmo em um bairro perto do centro de São Paulo, mas por sorte não há muitos insetos, tem sim alguns, o que é normal na época de calor.
Assim como a Tais, adorei sua crônica, também emitir um riso, pela forma como você consegue até nos dar a leveza de descrever, lugar lindo
E habitado por "eles" que também fazem parte da natureza, ainda bem que há recursos, dedetizar!
Concordo com você, pena que não há como dedetizar os políticos corruptos!
Amei a pintura, sempre lindo seus trabalhos, parabéns!
Abraços bem apertados!
Olá querida Ivone, O Rio tem muitas árvores e alguns morros e espaços como descrevi, verdadeiros bosques, que ainda não foram favelizados, por enquanto!
ExcluirAssim é meu bairro, A barra da Tijuca, gosto de minha casa, meu lar, mas estou pensando sempre em me mudar para apartamento por várias razões, uma delas é essa, quintal, trabalho demais para gerenciar todos os diaaaas...
beijinhos, Léah
Extraordinaria obra Léah, me gusta mucho el colorido y la composición de la misma, el relato todo un elogio a la naturaleza,.
ResponderExcluirEnhorabuena.
Saludos.
Obrigada Jose Antonio pela gentileza de suas palavras.
Excluirabraço, Léah
Tive que rir, com o seu texto, Léah!
ResponderExcluirComo eu a compreendo! Também eu tenho pavor de tudo o que tenha mais de 4 patas, seja antenado e com asas... não falou em aranhas... mas calculo, que também hajam... outro bichinho, que me faz sair correndo... e gritando!...
O mundo seria mesmo perfeito, se apenas houvessem flores e borboletas, junto dos espaços arborizados, onde moramos... mas não... aqui se abro uma fresta de uma janela, próximo também de uma zona campestre... a entrada de algum bicho inoportuno, com asas... é garantida! :-))
A pintura é linda... adorei esse seu mundo perfeito, Léah!
Um beijinho grande! Votos de uma feliz semana!
Ana
Tudo tem seu lado bom nesta vida, aqui eu raramente vejo aranhas, acho que o predador delas deve morar por aqui! Não sei qual é!
ExcluirMas está me fazendo um grande bem :-)
Que bom você ter gostado do meu mundo perfeito, ele só precisa existir realmente.
Mil beijinhos, Léah
Meravigliosamente romantico e molto bello, un tripudio di fiori ,e la presenza della farfalla azzurra dà quel tocco ed interesse extra ! Complimenti e abbraccio.
ResponderExcluirOlá Jane, muito obrigada por sua presença e elogio, que bom você ter gostado de minha tela.
Excluirbeijinhos, Léah
Fantástico!!suerte la tuya, yo necesito silencio y a ser posible solo escuchar el canto de los pájaros
ResponderExcluirBesos
Olá Olga, também dou muito valor ao silêncio que tenho por aqui, só não gosto dos insetos :-))
ResponderExcluirBeijinhos, Léah
Você vive no paraíso... rsrsrs...
ResponderExcluirA natureza tem os seus problemas para os humanos.
Acerca do DDT: é um produto proibido em muitos países há anos, é perigoso e até pode provocar o câncer (principalmente o da mama). Por isso, tenha cuidado e trate de arranjar outra arma (acho que existem repelentes electrónicos para muitos dos animais que citou).
Mas gostei muito da sua crónica (diverti-me...) e também da sua tela (belíssima).
Léah, um bom fim de semana. E bom Carnaval.
Beijo.
Caro Jaime, nunca pensei que aqui fosse o paraíso, kkk! Se for como aqui e por lá existir barata, não quero o paraíso...
ExcluirTenho plugado um repelente eletrônico na cozinha, ele solta um aroma que não gosto.
Quanto ao DDT, também aqui foi proibido, mas desinfetar a casa continuam a chamar de dedetizar, eu não sei qual o produto químico que é usado, chama-lo de DDT é puramente fôrça de expressão.
Obrigada pela recomendação de cuidados, eu sempre vou para outro lugar,hotel, casa da comadre, nos dias de dedetização, pelo menos até passar os cheiros, mas eu prefiro isso aos insetos
Obrigada pela atenção e elogio à tela,
beijinhos Léah
Tirando esses "vizinhos" um pouco inconvenientes, parece morar num local encantador. Temos de saber realmente tirar o melhor proveito da vida e do que nos rodeia.
ResponderExcluirA tela é maravilhosa.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Olá Amiga Fotografa, é mesmo um lindo lugar, e os insetos incomodam, mas achei um jeito, só tenho que limitar nossos espaços, kkkk.
ResponderExcluirBom que você gostou da tela, beijinhos,
Léah
Começo meu comentário, amiga Léah, falando da tua bela pintura, que está na abertura da crônica.
ResponderExcluirNo decorrer da crônica imaginei a sua casa nesse lugar rodeado de vegetação e de animais das mais variadas espécies, o que me deu uma certa inveja, pois moro em apartamento, embora defronte de uma praça e a rua seja arborizada. Mas, Léah, morar em apartamento é muito diferente de morar numa casa como a sua. Eu não teria praticamente nenhuma queixa para fazer quanto a todos esses seres que lhe atormentam. Lembrei-me de um dia em que Taís e eu saímos do apartamento e no hall do edifício uma barata veio ao nosso encontro, quando a Taís quis matá-la e eu lhe disse: "deixa o pobre bichinho em paz", e ela me culminou com seu olhar maligno, custando a acreditar no que eu dizia.
Parabéns pela divertida crônica, amiga.
Um bom final de semana.
Abraços.
Pedro sinto dizer que estou concordando com a Taís, em caso de baratas ou elas são assassinadas ou eu. viver e conviver com este inseto nem pensar! Eu já morei em apartamentos, pequenos, grandes, e casas,
Excluirmas o Henrique detesta a ideia de voltar a morar em apartamento. Para mim seria ótimo, menos espaço menos trabalho.
Abração, Léah
Mt bonito este post bjs
ResponderExcluirQue bom que gostou, gostei de sua visita.
Excluirbeijinhos, Léah
Minha Amiga, que bem que descreveu toda a bicharada que rodeia a sua casa e a preocupa. É pena viver num local tão bonito e ao mesmo tempo assustador.
ResponderExcluirGostei da sua janela pintada com flores e borboletas.
Uma boa semana.
Um beijo.
Olá Graça, não chega a ser assustador, são mesmo é inconvenientes e me dão o trabalho de usar a dedetização só assim fica tudo bem. O mundo está assim infestado de insetos, acho que é a poluição causada pelos humanos, as devastações e tudo que fazemos contra a natureza.
ResponderExcluirBoa noite de paz interior, querida amiga Leah!
ResponderExcluirBaratas, 'to fora'!
Deus me livre de morar tão pertinho delas e sei bem do que fala... já morei numa casa em que atacavam do lado de fora que mais parecia um cemitério delas... eu tenho horror e é trauma mesmo.
Gostei da postagem onde você foi elencando a beleza da mata, do mar e foi ao péssimo que implica morar numa quase floresta...
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Roselia tudo de bom para você.
Excluirbeijinhos, Léah
Querida Léah, amei a sua crónica.
ResponderExcluirImagino que não seja agradável conviver com esses bichinhos todos. Eu, fugiria a sete pés... Tenho medo de ratos, de baratas, de insectos e de tudo o que rasteja... Inclusive de gente que rasteja. Porque há muita!
Por tudo isso eu vivo em apartamento. Uns vasos com verde e flores na varanda... me enganam, mas eu gosto.
Léah, se encontrar o DDT contra políticos corruptos, me mande o nome que por aqui há muitos para "dedetizar"...
Amei a tela!
Beijo, querida amiga. Seja feliz na sua casinha.
Querida Teresa: Ainda bem para mim, que existe a dedetização, sou paranoica com relação a insetos, e fico livre deles durante um ano que é a duração da dedetização, aí começo tudo de novo. E assim a vida corre.
ResponderExcluirBeijinhos, boa semana,
Léah
Querida Léah
ResponderExcluirVocê Mulher...
Que sejas sempre lembrada,
não apenas por um dia,
mas no dia a dia...
Que sejas festejada,
não por convenção,
mas pelo seu valor,
sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
com todo carinho,
e todo amor...
Hoje e sempre!
FELIZ NOSSO DIA!!!!
Parabéns querida!!!!!
BEIJOS
Querida Léah, passei para lhe deixar um beijo e desejar bom fim-de-semana.
ResponderExcluirFique bem, minha amiga.