Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O TEMPO NÃO PARA

Óleo sobre tela  33cm x 21cm  "Alegria"


A gente vive almejando a felicidade eterna, viver em paz, sem doenças ou conflitos, ao invés de procurarmos ajustar nosso ritmo de acordo com as circunstâncias. Não estou falando de conformismo e sim de procurar entender que temos de temperar a situação com paciência e sabedoria, analisar os pros e contras de cada fato.
Existem planos que fazemos que dão água e vão pelo ralo abaixo, e acredito que a maior parte deles fracassam por conta de nossa pressa, da impaciência que temos de ficarmos livres das travas e aborrecimentos, isso é natural nas pessoas, mas que só gera angustia.
Andei revendo meu ano de 2018 e tudo pelo que passamos por aqui, as perdas, os sustos, os aborrecimentos, as preocupações com o País, nada disso se encerrou com os fogos de artifício do fim de ano, que aliás foram bem poucos, para o bem dos pássaros e outros animais.
Pois então, fazendo esse exame de consciência e vivência, resolvi mudar meu padrão e ir com mais calma daqui pra frente e incutir esta paciência no meu cara metade, rs rs...
O importante é  lembrar que os dias não são estáticos, e que  a vida tem sua própria dinâmica, independente de nossas vontades e ansiedades.
Vou citar um exemplo meu marido  sonhava voltar a Portugal especificamente Lisboa e de lá ir a Madri pegar o trem bala até Barcelona! Olhe o tamanho desta viagem, para quem fez duas cirurgias no coração há poucos meses!
Fiquei apavorada, mas fui buscar o veredito da cardiologista dele, e o conselho foi adiar mais um pouco, pois há dias em que ele está bem, outros nem tanto, ainda mais com este calorão de 40 graus daqui, ir para um inverno que não estamos acostumados.
Não ficou feliz, resolveu então ir no pais da América do Sul que ainda não conhecia Chile, quatro horas de viagem, bem menos e bem possível, os filhos e eu, incentivamos por ser um prêmio de consolo, para quem estava desconsolado, e de aniversário, mas foi uma correria, e danou de dar coisas erradas, mas acabamos indo.
Lá foi uma decepção, fomos assaltados, presenciamos uma cena deprimente de um homem socando uma mulher em plena rua, e pessoas (monstros), rindo e quase aplaudindo! Viemos embora, antes do previsto, pois não ficou por aí. Estávamos sentados num banco na praça, nos preparando para andar até a feira artesanal,no bairro Bela Vista, pousei a maquina fotográfica do meu lado, enquanto procurava meus óculos de sol na bolsa, o Henrique distraído a meu lado, nada percebeu, nem eu a dita cuja foi roubada num passe de mágica!
Tudo poderia ter sido melhor resolvido, não fosse a impaciência, ele anda enjoado de ser aposentado, mas o que fazer ! Na vida da gente tudo acontece numa proporção desvantajosa, quando temos mais experiência e sabedoria, paramos de usá-las, não por vontade própria, mas por não sermos mais requisitados, e porque o físico não acompanha a mente. O tempo não dá um stop pra ninguém...
Não foi uma viagem programada, não demos uma olhada sequer na internet para sabermos como era por lá, tudo as pressas, não deu  nada certo. 
Aqui chegando, nos sentimos seguros, embora haja violência, nunca fomos sequer ameaçados de assalto, e dia 17 de janeiro, dia real de seu niver, nossos amigos vieram lhe dar os parabéns . E ficamos mais felizes, sem tensões.
Bem que dizem que a pressa é inimiga da perfeição, pois é verdade! O negócio é agir com ponderação.
Léah

 

39 comentários:

  1. Bom dia, querida amiga Leah!
    Gostei muito de ler seu post desabafo e me serviu de pista.
    Pintou um pouco meu dia de hoje... vou com calma pois a cada dia basta seu mal.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘🌷🌷💐🌸🌻🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia, obrigada pela visita e comentário.
      Muita paz e saúde
      beijinhos, Léah

      Excluir
  2. Querida Léah, antes de comentar, amei a pintura, alegria com essas flores para animar um pouco.
    Ah, pois é amiga, sei bem como é isso, meu marido também tem problemas cardíacos, está sob controle, mas não pode mesmo abusar!
    O tempo não para mesmo, os contratempos também, isso muitas vezes nos tira a paz!
    Mas ainda há de se ter a paciência e se programar direitinho para a viagem dos sonhos, voltar a Portugal e aos lugares desejados!
    Meu neto mais velho fez aniversário dia 17 de janeiro, 23 anos!
    Deixo aqui então, mesmo um pouco atrasado, os meus parabéns e felicidades pelo aniversário do seu marido e que ele fique bem o mais rápido possível para aproveitar a vida junto com você!
    Abraços bem apertados repletos de boas energias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o abraço cheio de energias, abraço correspondido.
      Parabéns para seu neto,felicidades sempre, amor e muita luz no seu caminho.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  3. Em primeiro lugar os parabéns para o marido, e os desejos de recuperação total da saúde.
    Viagem atribulada essa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elvira obrigada por seus votos de saúde e pelos parabéns.
      Recuperação completa para seus olhos é o que lhe desejo.
      Com carinho, Léah

      Excluir
  4. Hola Lea;
    Me alegro que todo saliera bien, las operaciones y sobre todo su salud, bonita pintura, me gusta la luz y la definición.
    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Antonio obrigada pela presença e comentário.
      abraço, Léah

      Excluir
  5. É isso mesma Léah, é importante ponderarmos antes de agirmos. É claro que nas viagens pode haver sempre imponderáveis, mas se pelo menos tivermos organizado um pouco é sempre melhor.
    Muitos Parabéns para o seu marido.
    A tela é linda, é realmente uma alegria para o nosso olhar.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa amiga, mas convencer um homem em convalescença de duas cirurgias, de uma aposentadoria (reforma), e manhoso.
      Requer uma santa paciência que me levará ao céu, tenho certeza!! :-)
      beijinhos, Léah

      Excluir
  6. Querida Amiga.
    Agradeço o seu testemunho... também andei algo ansiosa, o que de facto não abona a favor da paciência, da serenidade e paz...
    Essa situação do marido ter dificuldade de adaptar-se à reforma, é um período que requer muita atenção, porque stressa ambos... Não haverá, mesmo nada, com que se entretenha? Lembro que a minha cunhada e o mano foram aprender dança de salão, mas há meditação, bricolagem...
    A pintura é uma atividade excelente para relaxar... O seu trabalho está muito belo, Léah.
    Desejo que realmente os seus dias decorram com mais tranquilidade, ou seja, com mais qualidade e que a completa convalescença do marido seja um sucesso.
    Terno abraço.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Majo, ele tem mais de um hobby, mas o atual é me deixar enlouquecida :{ , estou trinando minha santa paciência e estou certa de que conseguirei alcançar o céu :))))
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  7. Querida amiga, gostei muito de ler seu texto! É exatamente o que nos propomos de uns anos para cá, estamos calmos, filhos moram em suas casas e agora pudemos levar a vida escolhendo o que queremos, onde vamos, o que vamos comer etc. As escolhas são nossas, e que bom que podemos ter esse tempo! Não sabes como esse texto pode ajudar muita gente. Bravo! Está aí uma viajem que não me atrai. Assaltados? Poxa...sair daqui para ser assaltado noutro país! Querida, a vida é tão boa quando a levamos na tranquilidade e não querendo abraçar o mundo! Pode ser bom sair, mas voltar é maravilhoso!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do que aconteceu é ansiedade, de quem sempre viajou, a trabalho e a passeio, e agora está parado, sem viagem. Preciso arranjar uma ocupação para este homem, antes de enforcá-lo rsrsrsrsrs.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  8. Un bonito relato con el cual estoy totalmente de acuerdo. Las prisas y la impaciencia no son buenas para nada, todo sale mejor si las cosas se cogen con paciencia. Lo malo que cuando se llega a mayor, cada vez atrae más la zona de confort y cuesta mucho trabajo salir de ella.
    Muy agradable la lectura Léah, y preciosa la pintura que muestras.
    Un abrazo y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, também gosto muito das coisas planejadas e odeio precipitações, nunca dão certo, sei por experiência própria. Mas aprendemos.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  9. Il tuo bellissimo dipinto che emana tranquillità e armonia è accompagnato da parole sagge. Purtroppo il mondo non è fatto solo di bellezza, possiamo solo cercare di crearlo noi stessi nel NOSTRO mondo. Un abbraccio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane Gostei de sua visita e comentário.
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  10. Mas, por vezes, as viagens organizadas "em cima do joelho" dão bons resultados. E as bem pensadas nem por isso... Mas eu gosto de tempo para preparar as coisas, nomeadamente saber o que me espera para eu apreciar.
    A sua tela é belíssima, parabéns.
    Taís, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Léah, mil perdões por trocar o seu nome...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime, tudo bem. Gostei do comentário.
      abração
      Léah

      Excluir
  12. Oi Léah
    Quando algo dá errado é porque tinha de acontecer. Muitas vezes mesmo com um bom planejamento também acontecem falhas e dissabores. O importante é que vocês estão bem e ele comemorou o niver com amigos.
    Beijos minha querida e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, concordo plenamente, o mais importante é estarmos bem.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  13. Querida amiga Léah, gostei muito de ler este desabafo-relato do que correu bem e menos bem consigo, em 2018.
    A vida gosta de pregar partidas. Algumas nos moem outras nos alertam para a beleza que é viver.
    Também eu escrevinhei algumas mudanças que pretendo fazer e palavras que quero utilizar mais em 2019. GOSTAR, PONDERAR e IGNORAR são algumas.
    Amei a tela "Alegria".
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa Pois é o tempo muda, a vida muda, e só nos resta mudar também, sei que é a coisa mais difícil é mudar costumes, mas quando conseguimos é glorioso.
      beijinhos, boa semana
      Léah

      Excluir
  14. ¡Hola Léah!

    Vaya relato familiar y viajero que parece una odisea lo cual hasta la cámara os limpiaron, vaya por los dioses del olimpo. El mundo está loco muy loco.
    Nada mejor que nuestro lugar de residencia para la tranquilidad y el sosiego del alma; aunque hay veces que o por una cosa, o por otras, uno tiene la necesidad a veces obligatoria de viajar por circunstancias que se presentan, no sabiendo con que o con quien nos vamos a encontrar. Solo hay que pedir suerte estemos donde estemos.
    Hacía mu cho tiempo que no pasaba por tu bello espacio, siempre voy lento con mis comentarios y me van quedando atrás muchos blogs amigo, pero nunca los olvido. Hoy me acordé ti y te busqué en unas entradas algo más antiguas.
    Bien pues deseo que todo esté bien en tu vida y en tu familia.
    Te dejo un abrazo y toda mi estima.
    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina amei sua visita e seu comentário. Ando lentamente também Marina, porem como você, não esqueço os amigos.
      Uma boa semana com muita paz
      Léah




















      Excluir
  15. Li o seu texto-desabafo com imensa atenção. É realmente um problema quando os homens não sabem o que fazer quando se reforma… Para vir a Portugal é lá para o início do nosso verão e vai ver que gostam.
    Achei linda a sua porta com flores. É mesmo uma alegria…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Graça, já estivemos em Portugal uma vez fomos por ai, conhecemos alguns lugares e chegamos até a Serra da Estrela, onde nasceu minha sogra, e em Porto onde nasceu meu sogro. De outra feita, aí voltamos ficamos uns dias em Lisboa e fomos para a Espanha Galicia, e outras cidades. Mas ele quer voltar, com toda boa vontade estou torcendo para que ele consiga, mas enquanto isto tem de se esforçar para ficar bem a ponto de viajar, enquanto isso vai ter de obedecer a duas mulheres: EU e a cardiologista:-)
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  17. Querida Leah, parabéns pela pintura e também pela crónica. A vossa viagem, na realidade correu mal, mas, mesmo programada essas coisas poderiam ter acontecido. Eu sou como tu, amiga, gosto de planear tudo com tempo e custa-me aceitar que me digam: " amanhã vamos aqui ou acolá", muito comum no meu marido; para ele tudo é resolvido assim e fica zangado quando eu começo a programar as coisas com . antecedência. O meu também está aposentado, mas não se aborrece nada com isso, encontra sempre algo para fazer nem que seja ir ao supermercado fazer compras, coisa que detesto. O maior problema é estarmos juntos o dia todo, pois as brigas são mais frequentes o que também é natural. Bem...mas lá vamos indo, com muita paciência de parte a parte, há já 43 anos. Quanto à vinda a Portugal, tenho amigos que vieram cá no Inverno e isso , na minh opinião, não é muito favorável; o nosso Inverno além de rigoroso, é chuvoso e por volta das 17, 30 já é noite o que dificulta muito as visitas. Em geral passeamos com eles aqui pelo norte do país, mas às vezes chove dias seguidos e o passeio só se faz de carro. Sei que os brasileiros gostam de experimentar o frio, mas aproveitam muito menos do que se viessem, por exemplo em Julho. E já que estamos a falar de viagem, quando vierem cá, não se esqueçam ee me avisar, pois terei todo o gosto em mostrar-lhes aqui o norte de Portugal, as aldeias que, geralmente, turistas não visitam. Esperos que o seu marido se recupere para que possa realizar o sonho de voltar cá. Léah, um beijinho e muita saúde para todos
    Emilia

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga Emília, obrigada pela delicadeza e gentileza de oferecer-se para ciceronear-nos. Nem ele ou Eu gostamos de inverno, atualmente só estou gostando mesmo da primavera ou outono, porque do verão que eu tanto gostava, neste ano chegou a mais de 40 graus, tá difícil! O Problema do Henrique é que estava acostumado a trabalhar, já se aposentou há bastante tempo na Petrobras, mas continuou a trabalhar, abriu um escritório com um amigo e só encerrou um mês antes do infarto, se sentia cansado, agora está realmente aposentado (reformado). E fica inventando viagens, ele tem habilidades manuais e já fez muitas coisas com madeira, mas agora seu hobby é o sofá a TV e me deixar louca com tanta manha e dengo!! Homens são assim mesmo, um resfriado neles é um parto :).Daqui a pouco ele se adapta a calmaria.
    Quando fomos a Portugal ficamos em Lisboa, fomos até a Serra da Estrela, onde minha sogra nasceu, fomos ao Porto, onde nasceu meu sogro, e na segunda vez fomos até a Vigo, e La Guarda na
    Galicia onde minha mãe nasceu, e viveu. Sabes que não gosto de viajar de avião,por ser claustrofóbica tenho que tomar sonífero, e torso para que esta ao malfadado Chile tenha sido a última, vamos ver o futuro a Deus pertence...Tudo de bom para você e seu maridão,
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  19. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana.
    Léah, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ando muito atrapalhada com algumas tarefas de arte, vou postar aqui no blog de 15 em 15 dias, pelo que agradeço a compreensão.
      Abração
      Léah

      Excluir
  20. Que pena, a viagem não ter ficado na memória, pelos melhores motivos... mas se não fossem... seu marido também não ficaria bem... e foi, como diz, uma compensação de tão ter podido vir à Europa... mas certamente, numa outra ocasião, com mais calma, uma outra se proporcionará, e em que tudo dê mais certo... há que considerar esta... como um treino... ou preparação, para as próximas, que ainda farão... haja saúde... que sempre haverá um qualquer destino, mais perto ou mais longe, para se descobrir, e poder desfrutar...
    Adorei a sua pintura, Léah... que nos proporciona uma visão bem optimista da passagem do tempo... com a Natureza... sempre se preparando para renovações sucessivas...
    Um beijinho grande, Léah! Ainda um bocadinho intermitente, eu, pela Net... nas próximas semanas... carecendo ainda de muitos exames e consultas... mas felizmente, mãe melhorando... e superando mais um sobressalto...
    Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Ana, fiquei feliz em saber das melhoras de sua mãezinha, sei bem que estes sobressaltos nos deixam com os nervos à flor da pele. E grata por seu incentivo para que haja uma nova oportunidade mais feliz numa próxima viagem.
      Fique bem, beijinhos Léah

      Excluir
  21. Minha amiga passei para desejar um bom domingo e desejar uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  22. Obrigada querida amiga. Agora vou postar de 15 em 15 dias, ando meio atarefada, mas vou ficar sempre presente na medida em que for me organizando.
    beijos Léah

    ResponderExcluir
  23. Me gusta la alegría que transmite este trabajo, Leah.
    Espero que tú marido se recupere y puedan continuar con sus viajes.
    Besos

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por seu amável comentário.
    beijinhos. Léah

    ResponderExcluir