Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

sábado, 8 de dezembro de 2018

O Predador

óleo sobre tela 30cm x 20cm "muitas cores"

Quando se tem um desejo, sonho que nos levará a felicidade e a realização e podemos quase pegá-lo, sentir sua existência macia e colorida em tons vivos, assim como um arco íris. Ele terá vida cheia de detalhes, que vamos arrumando e lustrado em todas as horas de nossos dias.
Quando já certos tranquilos de que a vida é bela e tudo se fechará com chave de ouro! Sabem o que acontece? E é de repente, topamos com um predador de sonhos, que vem de armas na mão e o abate com garras de ferro.
Será este predador nosso inconsciente que o liquidou por nos acharmos não merecedores? Será nosso amargo destino? Será que foi para o nosso próprio bem, embora não o saibamos? Será, será, tantas dúvidas!

Seja como for ou de onde vier, será o fim de um sonho um desejo que encheria a vida de cores e aí, durante um tempo, tudo ficará insosso, sem odor ou cor, tudo escuro, mesmo que brilhe o sol lá fora, e o ar nos faltará ainda que estejamos no meio de um vendaval.
Eis que um dia tudo passa a vida volta plena, a alegria nos envolve, e embarcamos noutros sonhos, sem nem pensar no tal do PREDADOR.
Léah

24 comentários:

  1. Y así es la vida, con cosas maravillosas donde uno se llena de alegría, y luego como tu dices, viene el depredador y lo estropea todo. Pero como dice un refrán por aquí, no hay mal que cien años dure, con lo cual luego vuelve a lucir el sol.
    Una pintura preciosa ese óleo que presentas lleno de colores.
    Un abrazo Leah, que tengas un buen domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elda, obrigada pelo comentário. É bem isso, aqui se diz também que 'não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe'. e continuamos a sonhar é a vida.
      Bom domingo, beijinhos, Léah

      Excluir
  2. Querida Léah, falas dos desmanchadores de sonhos, dos invejosos, dos mal-amados.Sabe, Léah, essas pessoas devem sofrer muito, não é nada fácil para elas aguentarem a felicidade dos outros. Eu conheço gente assim, penso que deve ser uma mão de obra a convivência delas com o mundo, principalmente com as que lhes rodeiam. Quando vejo uma desas, saio correndo, nada justifica ter uma 'coisa' dessas por perto.
    Querida amiga, deixei uma resp. lá no teu comentário, obrigada pelo teu carinho de sempre.
    Beijinho! Uma linda semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís, eu estava falando mesmo dos sonhos que temos, e que esperamos para realizá-los e quando finalmente tudo parece estar certo degringola, por várias razões, mas nunca por causa de um invejoso, não dou entrada para eles interferirem nos meus ideais, sonhos ou planos de vida, mas nem que a vaca tussa.
      Bom domingo, beijinhos
      Léah

      Excluir
    2. Ah, sim, Léah, entendi esse outro tipo de 'predador' que você fala... Sim, também é frustrante, muito. Confundi, é predador demais na nossas vidas. Mas existem.
      Beijinho, um lindo domingo!

      Excluir
  3. Que texto lindo, querida Léah!
    Já que o tema são sonhos, deixo-lhe uma frase tirada de um livro da escritora italiana Susanna Tamaro, de que gosto particularmente:
    “Há muitos sonhos que gostaríamos de ter. Sonhos que, de olhos abertos, desejamos intensamente e que, de olhos fechados, nunca aparecem.” (Há mais no meu "Pétalas de Sabedoria").
    Beijo e feliz domingo, minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga Teresa pelo elogio.É verdade quantos sonhos desejamos se tornem realidade e temos de esquecê-los ou guardá-los, na caixinha de tesouros perdidos. Mas faz parte do viver de cada um.Gostei do pensamento de Susanna Tamaro, de que gosto bastante.
      E seu espaço "Pétalas de Sabedoria", visitei e amei.
      Beijinhos Léah

      Excluir
  4. Que linda tela. O sonho comanda a vida, embora muitos deles jamais se venham a realizar contudo é sempre bom sonhar. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, é como você diz, viver é sonhar...
      beijinhos, Léah

      Excluir
  5. Predadores de sonhos. Há que afastá-los. E continuar a sonhar porque sempre um sonho nos arrasta…
    Linda a sua pintura.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Graça concordo plenamente com você
    Beijinhos Léah

    ResponderExcluir
  7. Bonjour chère amie,

    Une très peinture illumine ce petit billet... J'aime son harmonie de couleurs.
    Rêver... oui faites de beaux rêves !

    Gros bisous 🌸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, belle Martine, rêver c'est comme ça, on se rend compte que d'autres se perdent en chemin.
      Merci pour les bons mots sur mon écran.
      Bisous, bonne semaine
      Léah

      Excluir
  8. Linda publicação e maravilhosa tela.
    Encantada.
    Bjins
    Catiaholc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amei sua visita e palavras gentis.
      Beijinho, Léah

      Excluir
  9. Se esse predador for o nosso inconsciente... que saibamos ser inconscientes, o suficiente, para não boicotarmos a nossa própria felicidade!
    Porque havemos de nos desmerecer, e achar que não temos direito a ela?... Pensemos que sim... só para dar um empurrãozinho à felicidade, vir mais rápido na nossa direcção...
    A felicidade compõe-se de momentos, tão efémeros... que há que aproveitá-los todos... até à última gotinha...
    Adorei a tela, que nos mostra um caminho luminoso, e feliz... e sem sombra de predadores... melhor nem acordá-los... pensando neles... nem lhes dar mais tempo, do que eles terão, por si mesmos...
    Nada dura para sempre... nem o bom... nem o mau, felizmente... pelo que haverá que pensar, que para cada nuvem que nos ensombra o caminho... haverá um céu bem maior... sem nuvem, na área... :-)
    Um beijinho grande, estimando a continuação das melhoras, do seu marido!...
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana pelo comentário
      Por aqui segue tudo bem,
      beijinhos, Léah

      Excluir
  10. Querida Léah.
    Gostei de refletir sobre a morte de sonhos e a consequente desilusão.
    Há cinco anos não realizei um sonho por falta de sorte num negócio que não se chegou a realizar. Conformei-me, mas no fundo não me recompus.
    É um caso material, porém, a amiga refere-se a casos psicológicos... seja como for, a morte de um sonho é frustrante e o único remédio é substitui-los por outros como bem referiu.
    Desejo-lhe um advento muito agradável e muitos sonhos na lista para se realizarem no Ano Novo.
    Com carinho,
    um abraço, Amiga.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim querida Majo, perde-se o sonho e um pouco de medo de que o próximo fracasse, mas logo vem outro e outro, a vida é feita assim, sonhos que queremos realizar, materializar, uns fracassam outros não...
      Desejos enviados para mim e retribuídos de todo coração.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  11. Traçamos nossos caminhos ao caminhar. As flores são bonitas, é uma pintura sua? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulisses, obrigada pela visita e comentário.
      A resposta é SIM.
      Abraço, Léah

      Excluir
  12. Há que resistir aos predadores dos sonhos. Para além de que eles não são infalíveis... e pode sempre haver mais sonhos que marés...
    Magnífico texto, para ler e refletir.
    A tela é belíssima, parabéns pelo seu talento para a pintura.
    Léah, um bom fim de semana e um Natal muito Feliz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Jaime, Nem sempre conseguimos, essa resistência, bom é que sempre vem outro que vinga.
    Obrigada você é gentil, mas bom que gostou.
    Beijinhos, Léah

    ResponderExcluir