Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

"O CORAÇÃO DA CASA"

Acrílico sobre tela 30cm x 30cm  "Engradado"


Gosto de tomar meu café da manhã num lugar que agrade meu olhar. E, no lugar escolhido, avisto meu pequeno jardim bem florido, e mesmo em dias de chuva, a vista é bem agradável.
Ali degusto o paladar e o olhar, e também o pensamento voa, por isso essa questão me veio à cabeça.
Achei engraçado o codinome que deram às cozinhas em alguns programas de decoração na TV, simplesmente ‘o coração da casa’!
Como pode ser o coração da casa o lugar onde se mais trabalha, por mais simples que seja o menu?
Vejam só: se resolvermos fazer o almoço para a família e começarmos pensando numa simples salada, o primeiro passo é limpar as verduras, pegar uma tigela onde colocamos as folhas e umas colheres de vinagre ou umas gotas de cloro, enxaguar bem depois de alguns minutos, e aí naquela secadora de folhas, com aquela manivela, que nos leva ao esforço de girar, girar, girar...
Depois de secas, colocamos na saladeira, junto com o que desejarmos, como maçãs verdes picadas, tomates, pepinos em rodelas, cenouras partidas bem fininhas, salpicamos sal, gotas de limão e azeite à vontade. Teremos uma salada gostosa mas que deu um trabalho!
Feita a entrada passa-se para o segundo prato, vamos ao arroz que pelo menos aqui em casa está sempre presente, e nem somos chineses J! Aí lá vem outro recomeço: dar uma lavadinha no arroz, ferver água numa chaleira, refogar tempero numa panela à parte, aguardar que cozinhe... Por favor não o deixe queimar.
 Vamos aos legumes, que não faltam nunca! Se fizermos vagens na manteiga, brócolis, batatas douradas, ou abobrinha verde, qualquer legume, qualquer que seja, dá um trabalho Hercúleo! Lavar, picar, descascar, cozinhar...
E, ainda não falamos do prato principal. Para quem não é vegetariana como eu, pode-se escolher carne de frango, de boi, de porco ou peixe, e aí sim, lá vem trabalho! Tenho certeza de que neste pica, corta, lava, tempera, cozinha,  leva-se mais de horas em pé, andam-se uns quilômetros da pia até o fogão ou até a geladeira. Maratona, isso é o que é.
Gente, para mim é loucura chamar a cozinha o coração da casa, prefiro chamá-la de ‘Artrite da casa’, porque tenho certeza que é onde elas surgem, a artrite ou a artrose, claro depois de toda esta luta! E quando você acaba, por favor não fique na cozinha para degustar tudo que fez, mesmo que a mesa seja grande, escolha um lugar realmente que fale ao seu coração, aquele cantinho da copa, ou na sala de jantar. Não tem? A casa é pequena? A mesinha na varanda, ali olhando as flores do seu vaso de petúnias, ou mesmo aquela samambaia verdinha, mas cuidado que não é salada... O cantinho debaixo da janela, no corredor na porta do vizinho, que tal? Tudo é melhor do que na ‘cozinha-artrite’, porque lá, você vai ver a pia e o resultado: todos os utensílios que você usou, sujos, esperando empilhados alegremente serem lavados! E se não tens uma lava louças, vais ter que encarar a pia! Assim que todos terminarem e você ali sozinha limpando o fogão, o balcão espirrado e engordurado, coisas para guardar na geladeira, e ainda se sentindo com o mesmo cheiro do assado ou do peixe que fritou... E ainda chamam tudo isso de coração da casa?
Para mim o coração da casa pode ser o lugar onde me sinta bem, onde eu descanse, leia, pinte um quadro, molhe minhas plantinhas.
Sai fora pensamento chato, vou mesmo é comer no self-service, aqui pertinho de casa, e nada de “coração da casa”, isso deve ser para quem nunca teve que cozinhar, mesmo sem gostar.
Léah                                                                                                                            Fim

14 comentários:

  1. Creo que el titulo que le ponen a la cocina... -el corazón de la casa-, a parte del trabajo que se realiza en ellas con cualquier menú que se prepare y la limpieza que provoca, es porque de ahí salen todas las comidas para alimentarnos... como el corazón que nos alimenta la vida.
    Bueno, es un suponer, porque donde mejor se está es en una sala disfrutando de la comodidad.
    Muy entretenido tu relato, y preciosa la pintura como siempre.
    Un abrazo Léah y felices Fiestas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elda. O coração da casa para mim é meu atelie onde pinto meus quadros, lá está meu coração.
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  2. Minha amiga o coração da casa é o local onde nos sentimos completamente bem, cada um terá certamente o seu.
    Tal como a Léah, o meu em definitivo também não é a cozinha.
    Adorei a tela, é linda!
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, certamente cada um tem o seu, mas o nosso é bem melhor, kkkkk!
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  3. Querida Léah, que alegria ler aqui, ainda sorrindo com a leveza do seu texto, pois é, eu adoro cozinhar, minha cozinha é bem agradável de se ficar, mas é grande para somente meu marido e eu!
    Faço pouca comida, mas como dizes, há muitos bons lugares melhores do que a cozinha, rsrs!
    Lavadora de louça não ajuda nada, pois se tem de limpar os pratos e o resto da louça, que até dá mais trabalho!
    Se bobearmos não conseguimos sair da cozinha né?
    Não é o coração da casa e sim o que melhor definistes, "artrite da casa", rsrs!
    Amei ler aqui como sempre, seu lindo quadro me alegrou muito, lindo demais!
    As flores sempre nos dão alegria, as tenho em meu quintal, em grandes vasos!
    Abraços apertados linda amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone amei seu comentário. Eu sempre detestei cozinhar, tenho uma ajudante que cozinha, mas houve um tempo, em que a ajudante, era péssima e eu cozinhava.
      Mas mesmo assim gosto muito da lava-louças, para os dias de folga da cozinheira, kkkk!
      Fiquei imaginando seu quintal todo florido...Parabéns pelas flores e dedicação a elas.
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  4. rsss, que texto gostoso, amiga Léah!
    Olha, eu penso que chamam de o 'coração da casa' porque definitivamente é o 'centro nervoso da casa'! Sem ela as coisas não funcionam. Tudo passa pela cozinha, quando não é a nossa alimentação 3 a 4 vezes ao dia, é a movimentação de limpeza, de passagem para a área de serviço com baldes, aspirador, panos... coitada da cozinha, é nela que fica a porta de serviço!
    Também temos o nosso canto, a nossa "praça da alimentação"! Sentamos e comemos na parte mais agradável, na sala de jantar conjugada com a sala, e olhando os móveis, os quadros, os objetos que gostamos. Tem televisão para as últimas notícias catastróficas ou adoráveis. Depende do gosto da clientela! Se estamos afim de ver tragédia, ligamos na Globo! Se for arte ou coisas agradáveis, há muitas outras opções! rss
    Que criativa foi a minha amiga! A hora das refeições é a mais importante, concordo.
    Um beijo, querida amiga, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Taís: Mesmo quando a minha ex-ajudante não cozinhava e tinha eu que ir para o fogão, levava nosso almoço, para outro lugar que não fosse a cozinha, pois a ajudante ficava almoçando lá e não se juntava a nós de forma alguma, (complexos dela, que nunca entendi). E assim que acabava e era rápida começava a limpeza da dita cozinha, mas sempre detestei cozinhar, mas tudo era melhor do que comer a comida que ela cozinhava. Agora ao invés de empregada arranjei uma cozinheira, viu como sou esperta?kkkkkk....
      Beijinhos, você é um anjo de gentil.
      Léah

      Excluir
  5. Gostei do modo como descreveu com tanta criatividade a preparação de uma refeição, tão cansativa por vezes. Também gostei muito da sua pintura.
    Que tenha um Natal de Amor e um novo Ano com tudo de bom.
    Boas Festas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Graça, embora detestando este serviço domestico sou muito criativa, e faço direitinho, agrada aos paladares. Mas não é minha praia, o coração da minha casa, para mim é o meu atelie.
    Beijinhos, Léah
    Bom Natal, e Ano Novo muito felizes.

    ResponderExcluir
  7. Oi Léah! Fiquei muito feliz com a tua visita, teu comentário e, principalmente, por teres te tornado seguidora do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade com tudo que crio e escrevo. espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Eu, particularmente, aqui voltarei, pois além de teres um espaço interessante e bastante aconchegante, tomei a liberdade de me tornar teu seguidor, isso até quando permitires, é claro.

    Quanto ao teu belo e coordenado texto, tenho a dizer que gosto muito de cozinhar, só que as consequências (limpeza de um modo geral), fica por conta da D. Encrenca, que também gosta de dar as pinceladas dela.

    Abraços e um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosemildo é um prazer também para mim. Gostei muito do que li em seu blog.
      Então Rosemildo meu filho gosta de cozinhar,é uma questão de gosto, mas como não está sempre por aqui, arranjei uma cozinheira, pois eu realmente não gosto de nenhuma tarefa na cozinha. Pinceladas só dou mesmo em telas que pinto :)
      Abraços e votos de feliz Natal também para seus familiares. Um novo ano com a realização de todos os seus sonhos.
      Léah

      Excluir
  8. Para mim, o coração da casa, tem de ser um lugar, com sofá, livro, música, televisão... um chá quentinho por perto, e um bolinho... que me toque e aqueça o coração (até porque aqui deste lado, estamos praticamente no frio Inverno)... aí sim... atinjo o Nirvana!... :-)
    Também não encaro o coração da casa, como sendo a cozinha, não!... :-))
    Adorei o seu texto, Léah... no qual me revi completamente! E adorei a tela!!!
    Beijinhos! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga, Léah.

    PARA 2019, SAÚDE E MUITAS FELICIDADES.

    Grande abraço festivo.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir