Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COINCIDÊNCIAS ??

óleo sobre tela 'As três maçãs'

Não acredito em coincidências, acho que as coisas acontecem e às vezes se repetem ou por imprudência, distração, lembranças que nos aprisionam. Não sei qual a razão, mas se analisarmos são apenas acontecimentos parecidos que chamamos de coincidência.
Dia desses, quando ia chegando em casa comecei a lembrar de um acontecimento que vivi num shopping. Íamos, filha, Henrique e eu em direção ao “engor-daite”, isto é comer pizza! Ao sairmos do carro no estacionamento que é ao ar livre, um carro parou atrás do nosso para liberar seus passageiros. Na frente um casal, ele era o motorista e dois rapazes que vinham no banco de traz e que saltaram, mas um deles prendeu o dedo na porta do carro, e a dor o fez sentar-se no chão se contorcendo, o outro ficou desnorteado, e o motorista e a mulher olharam com indiferença e foram embora, sem prestar socorro ao rapaz! A princípio ficamos perplexos, mas fomos até eles tentar ajudar, e o dedo do rapaz estava ficando roxo assim como ele que segurava as lágrimas. Descobrimos que eram de fora do Rio, e não conheciam nada estavam na casa do casal que os deixou ali, mas porque não prestaram socorro? Foi a pergunta que não consegui calar, não souberam responder, ou não quiseram. Seria a última noite deles por aqui, depois voltariam para o interior de São Paulo, onde moravam. Segundo eles, era hora de voltar o dinheiro acabou, estavam com a conta certa da passagem do ônibus, mas ainda voltariam para a casa do tal casal para dormirem e pegarem suas bagagens.
Chamamos o taxi que fica no ponto e os levamos até ao hospital mais próximo, foram atendidos entalaram a mão do dedo quebrado, um analgésico, e foram de volta para o shopping conosco, alegres de novo, viva a juventude! Ficaram por lá e nós fomos a nossa pizza, ganhar umas gramas em nossas barriguinhas...No fim da prazerosa ‘engor daite’, pegamos nosso carro e não pensei mais na questão
  Dias depois, estava eu pensando neste caso, entrei na nossa rua justo na hora que entrei no portão escutei pedidos de socorro! Era de uma vizinha que estacionou o carro ao lado de um poste da nossa rua e ao saltar do carro não puxou o freio até o fim, o carro com o balanço da porta andou e ela ficou com a mão e o pé presos na porta entre aberta, que ficou ali apertando a mão e o pé da pobre mulher! Ela começou a gritar por socorro, muitos vizinhos homens, eu e outras mulheres corremos para empurrar o carro para afastá-lo do poste e a porta abrir-se completamente e liberá-la, e lá fui eu levá-la ao pronto socorro do mesmo hospital onde foram os rapazes! Coincidência? Não, apenas um mau acontecimento parecido com o outro, que vi.
Desta vez voltei pra casa, sem comer pizza !
Fiquei pensando que preciso parar de pensar em dedos e mãos amassados por portas de carro, um caso é ruim, dois é péssimo e três nunca mais! Deve doer horrores.
Léah 

Nota: ela não quebrou nem o pé nem a mão, Graças a Deus.

28 comentários:

  1. Às vezes acontecem coisas assim. Gosto do quadro das maçãs.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Querida Leah.
    Apesar dos pesares, foram momentos muito agradáveis de leitura que agradeço.
    Na minha opinião coincidências são acontecimentos que incidem no mesmo tempo, sem nenhuma conotação sobrenatural, mas de facto, ter que ser fada socorrista em breve espaço de tempo, não é nada confortável.
    Não sei onde arranjei a ideia de que tinha ascendência espanhola e que o meu «post' sobre a Andaluzia iria agradar-lhe...
    Dias confortáveis e tranquilos.
    Abraço carinhoso. Beijo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  3. Querida Majo, Claro que seu post me agradou e muito.
    Meus avós maternos nasceram em La Guarda Província de Pontevedra, e minha mãe em Vigo, meu pai era brasileiro filho de russo com brasileira eu nasci no Brasil,resultante desta confusão de raças :)), Obrigada pela lembrança.
    beijinhos, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, os seus ascendentes maternos foram vizinhos de Portugal... temos muitas afinidades com Galiza.
      Boa semana, querida Amiga.
      As suas maçãs estão deliciosas.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Querida amiga Léah, nossa, deve ser difícil mesmo ver pessoas com dores e não socorrer, dois casos então, o terceiro jamais, chega de coincidências!
    Lindo o quadro com as três maçãs, bem sugestivo!
    Abraços querida amiga!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivone
    Eu fiquei assustada na hora com o sofrimento da mulher, que já era de idade, sofre mais, é mais vulnerável, eu acho :-{
    Beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  6. A tela das maçãs é belíssima. Muito realista.
    Infelizmente, há cada vez menos pessoas a prestar socorro a quem precisa. Quem passa nem vê... principalmente nas grandes cidades. O seu nobre gesto terá sido uma excepção...
    Léah, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O que afasta as pessoas da gentileza, eu acho que é o medo de estar lidando com vigaristas, existem aos montes por aqui, que se fingem de vítimas e atacam quem os ajuda. Nós apenas seguimos nosso instinto, e por ainda termos crença na humanidade.
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  7. Muito generosos os seus gestos… Estão sempre a acontecer coisas assim…
    Gosto imenso da sua tela das maçãs. Está maravilhosa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Graça, obrigada por suas palavras elogiosas a meu quadro, (tenho-o enfeitando minha cozinha).
    Na maioria das vezes, o comportamento vem pelo instinto, susto e também solidariedade ou generosidade, Acho que é esse o meu caso :)).
    Beijinhos Léah

    ResponderExcluir
  9. Querida Léah, li essa tua ótima crônica nos primeiros dias, e formei logo um comentário na minha cabeça, pensei que tivesse enviado. Vi que não. Pois bem, dedos na porta do carro acho que fui campeã, quando criança, dói amiga, e como! Mas não entendi essa do rapaz não ter sido socorrido! Que loucura, cruzes... Mas apareceu uns 'anjos' na vida do coitado do rapaz.... e depois a senhora com algo pior. É apavorante. Mas o que salta nessa história, não foi a coincidência, e sim a ação, a generosidade de uma família, ou seja, vocês. Aplaudo de pé, amiga! Está difícil esse mundinho, não? Ninguém está mais aí pra nada, que horror.
    A pintura está linda, como todas as suas telas. A luminosidade das maçãs está bela.
    Uma boa semana, querida amiga, sou sua fã.
    Beijo/carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente! Isso deve ser horrível mesmo, porque as pessoas que atendi ficaram desesperadas com a dor, e vocês tiveram essa prova infeliz. Tomara que nunca mais passem por isso, apavora só de ver...
      Beijinhos, bom fim de semana.
      Léah

      Excluir
  10. Boa noite, Léah, semelhante a dor pela qual passou esse jovem eu também tive a infelicidade de ter tido semelhante sofrimento, quando, há alguns anos, Taís e eu passeávamos na bela Gramado, nossa cidade serrana. Nesse dia, com o sol muito quente eu quis fechar rapidamente a porta do carro e ao empurrá-la um dos dedos ficou espremido. A dor é quase insuportável. Taís pegou o carro e me levou para o hospital onde me costuraram o dedo e colocaram a tala. Disse isso, amiga Léah, para expressar a minha admiração por vocês quando deram essa ajuda ao jovem, (sem esquecer a ajuda à senhora que passou por dor semelhante).
    Parabéns a vocês pelo nobre espírito de solidariedade.
    Grande abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me deu arrepio, só de pensar e ainda fora de casa, noutra cidade, acaba a alegria do passeio. Espero que nunca mais aconteça.
      Abraço, bom fim de semana para vocês.
      Léah

      Excluir
  11. Minha amiga está destinada a ser "socorrista".
    Num mundo em que a indiferença para com os outros cada vez é maior, felizmente que ainda existem pessoas como a Léah que ajudam quem necessita.
    Adorei a tela.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fui movida pelo susto,e nem dá para pensar se devo ou não socorrer a pessoa grita muito pela dor e chora, pior é que não posso ver ninguém chorando que mesmo sem querer, choro também, fico até com vergonha. Mas passou a fase dos dedos apertados em portas, SE DEUS QUISER...
      Beijinhos, bom fim de semana.
      Léah

      Excluir
  12. Bom para os envolvidos, em ambas as situações, você estar por perto, prestando auxílio, Leah!...
    Nem toda a gente, tem a sorte de ter alguém tão prestável, por perto!...
    Dizem que não há coincidências... mas como também se diz, que não há duas sem três... :-))
    Às vezes, há fases assim, com os acontecimentos nos provocando uma sensação de deja-vu...
    Adorei a tela... que já parece prever, terceiro acontecimento semelhante... mas, na pior das hipóteses... se tiver que prestar assistência, a alguém de novo, com um dedo entalado... vai ver que o médico de plantão até já será seu conhecido, Léah, na próxima vez!... :-D
    Às vezes, temos que desdramatizar um pouco, o clima das situações... e quando elas se repetem... na vez mais recente... a gente já resolve a situação de letra... :-)
    Um beijinho grande! Feliz fim de semana, e estimando a continuação de uma boa recuperação do seu marido, Leah!...
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei seu comentário, principalmente com relação a "espiritualidade" das maçãs... :))
      Não sou muito dramática, sou mesmo é apavorada, em qualquer situação de acidentes físicos que envolvam hospitais, acho sempre que não vou dar conta, que vou sentir aquela dor que o paciente está sentindo...Como enfermeira ganharia nota ZERO :-{
      Marido continua se recuperando bem, e cada vez mais mimado :-}.
      Você é uma pessoa adoravelmente gentil neste planeta virtual, e acredito no real também.
      beijinhos com votos de um fim de semana bem alegre.
      Léah

      Excluir
  13. Que coisa mais linda Leah, é tão difícil encontrarmos pessoas dispostas a ajudar principalmente quando a situação envolve estranhos.Geralmente todos saem de mansinho fingindo não ver. Parabéns pela atitude, sua e de seu marido. Vocês com certeza são donos de um grande e bondoso coração e cada vez mais te admiro. Além de nos proporcionar uma leitura muito agradável e nos presentear com suas obras de arte.
    Tudo maravilhoso por aqui. Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Lourdinha, obrigada por seu comentário tão gentil.
    É sempre um prazer compartilhar as coisas aqui do meu cantinho.
    Bom fim de semana beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  15. Léah, passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar um bom fim de semana e Boas Festas natalícias.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime grata pela atenção, estou indo mais lenta agora, mas estou indo :-)
      beijinhos

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Querida Ana, peço-lhe mil perdões, por ter cancelado seu comentário.
    Trata-se de incompetência, pura e simples desta pessoa que lhe escreve, diante de um teclado.
    Mas agradeço de coração por sua atenção e carinho sempre tão presentes.
    Espero seu perdão, beijinhos Léah

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, querida Léah!
    Primeiro de tudo, que bom é ter uma amiga generosa!
    Poucos fariam o que a Léah fez. Acredito que seja por medo que as pessoas não se aproximam para ajudar.
    Na televisão passam cenas reais de pessoas a serem brutalmente agredidas e gente passando, olhando e nada fazendo para ajudar quem está em perigo.
    Gostei muito do seu texto, querida amiga. Talvez a sua nobre atitude ajude a tornar doces os corações amargos que por aqui passarem. Sim, porque como as coincidências, que os há, há!
    Quanto as maçãs... de tão reais acabei tirando uma para o lanche. Não se zanga, eu sei!
    Beijo e um Dezembro cheiiiinho de amor.

    ResponderExcluir