Este ano de 2018, para mim
tem sido cheio de dor e sustos, sem nada de calmaria, sei que o tempo e o
destino não estão em nossas mãos e só nos resta aguentar firme.
Tento estancar as lágrimas
buscando na memória como quem busca um tesouro escondido, para me alegrar. E
veio à minha mente, a melhor ceia de Natal que passei até hoje, e isto foi há
bastante tempo.
A mesa da sala de jantar dava
para doze pessoas, mesmo assim juntamos a ela a mesa da cozinha, aí deu para
todos, adultos e crianças, mentalmente vi todas as sobrinhas e sobrinhos já
adultos, minha mãe, meus sogros e minhas 3 irmãs, meus dois cunhados e casal de
amigos, e meus filhos que só pensavam no Papai Noel. Foi uma ceia de Natal
memorável onde tudo correu em paz e alegria. A ceia era ótima mas o importante
era aquele momento, aquela união, naquele dia tão especial.
Muitas outras ceias
aconteceram depois desta, mas nunca mais foi preciso juntar mesas, ou catar
cadeiras pela casa, e acredito que de agora em diante bastará só a mesa menor,
porque até os amigos estão indo.
Minha mãe há muito já se foi,
meus sogros, meus dois cunhados, minha irmã mais velha, e há quatro dias atrás,
dia doze de setembro, minha infeliz irmã com Alzheimer, cansou de viver e
sofrer e nos deixou. Ela foi a pessoa mais infeliz que conheci até hoje nesta minha
vida.
Com toda a certeza as boas
lembranças não apagam as dores do momento, fiquei pior ao lembrar daquele Natal.
Lá estava ela, pobre irmã, sua
mente estacionou no sofrimento do passado, vivia com medo, amargurada, todos
eram seus inimigos, todos queriam atacá-la, maltratá-la assim ela passou a
viver...
Queria ser adulta quando tudo
começou e ela se casou com um psicopata.
Não sei se este meu desejo é
convencimento de que teria algum poder, se é raiva, ou vontade de mudar o
mundo, mas quisera eu ajudá-la de alguma forma impedindo-a de seguir aquele demônio,
não deixá-la se casar com ele, esconde-la. Qualquer coisa eu diria ou faria, se
eu fosse adulta, mas eu era apenas uma criança, quando ela se casou, ignorando
todas as evidências do mau caráter, e da maldade doentia dele. E quando me
tornei adulta vendo-a seguir como uma pessoa sem vida, sem alegria vestida com
as sombras do passado, nada mais se podia fazer, por mais que se tentasse.
Acabou, só me restou a pena,
a sensação de impotência, a dor da perda, a piedade e a saudade.
Quem sabe ainda nos
reencontraremos, num lugar onde não exista dor, ou maldade, somente alegria,
amor e paz... Até lá minha doce e
infeliz irmã.
Fim
Léah





Boa noite, Léah!
ResponderExcluirEstou comovida com seu depoimento. Vi as mesas juntas, vi tudo descrito por você...a alegria das crianças e a família unida. Senti também, um pouco, a sua dor atual. Digo um pouco porque sei que não temos como mensurar a dor alheia!
Não ha muito o que dizer, e mais a ouvir e ficar junto. Nesse momento saiba que aqui em Petrópolis tem uma pessoa que vai estar orando a Deus nesta noite especialmente pela sua vida, sua família e por sua irmã, que foi para a Glória de Deus.
As coisas são como são e não ha nada que possamos fazer pra mudar a direção do vento. Que você seja consolada pelo amor de Deus, que pode ser observado nas flores que pinta, no céu, no mar... Essa doce presença que tudo sabe. somos todos parte desse todo, e como acontece com toda a natureza, somos também o caos.
Um carinhoso abraço!
Sandra foi muito bom ler sua mensagem, agradeço pelas orações oferecidas e que sua generosidade se amplie em luz e paz. Sei que tenho muito a agradecer a Deus por tudo que recebo, estou meio fragilizada, pela avalanche de acontecimentos, mas tudo passa e dias melhores hão de vir.
ResponderExcluirgrande abraço, beijinhos
Léah
Bom dia Léah
ResponderExcluirFiquei comovida e lágrimas me vieram aos olhos ao ler o seu relato tão intenso e tão cheio de dor
Querida eu sei que esta dor corrói mas pense que ela deixou a vida de agruras para habitar num plano de luz onde a dor e maldade não conseguem entrar. E lá finalmente ela encontrará a paz e viverá em regozijo nos braços amorosos do Pai
Que Deus conforte o seu coração e que a luz da paz envolva o teu ser
Beijinhos e sorrisos
Querida Gracita, obrigada por suas palavras de conforto, nesta hora de dor são as amigas que nos animam e consolam.
Excluirbeijinhos com afeto.
Léah
Um texto muito comovente, minha Amiga. Sinto as suas perdas e o sofrimento por que tem passado. Que tenha muita coragem para aguentar isso tudo e voltar a viver a sua vida serenamente…
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Graça agradeço de coração por suas palavras de conforto neste momento difícil, sensibilizada com seu apoio.
Excluirbeijo, Léah
Olá, querida amiga, meu carinhoso abraço, estou juntinho de você e calada. Você cuidou de sua irmã quando ela mais precisou, sei disso por você. Estava na hora dela, Léah, viver no sofrimento é ruim demais. Você está atravessando dias muito pesados, precisa de renovação para continuar tocando a vida, cuidando de você e dos seus. Fique bem, amiga, você foi mulher de raça, mulher de coração, pois tudo se juntou, e sei que não foi nada fácil.
ResponderExcluirAgora descanse um pouco.
Beijos, meu abraço solidário!
Querida amiga Taís, obrigada, a vida é muito generosa comigo, deu-me amigas como você, de alma generosa e sempre pronta para dar-me incentivo e consolo como nesta hora difícil para mim. Obrigada mais uma vez...
Excluirbeijinhos de todo coração
Léah
Querida Amiga, fiquei com os olhos bem molhados.
ResponderExcluirUma história de vida tremendamente triste. Há, realmente pessoas que passam por este mundo sem saborear a a plena felicidade, ainda que por breves períodos.
Agora, está num lugar melhor e cabe aos que ficam a saudade...
Conforta pensar que um dia pode encontrá-la.
Agora, há que esquecer a barra, superar e pensar nos mais novos.
O meu sentido pesar pela sua tristeza por esta partida.
Longo e carinhoso abraço, com grande Amizade.
Beijos
~~~
Majo querida, apesar de tudo, de ter vivido todos esses episódios, e ter sofrido por ela, acredito que tudo tem um fundamento uma razão de ser e é isso que me consola, um dia talvez eu venha a entender...
ExcluirObrigada amiga por suas palavras de conforto e por seu carinhoso abraço.
beijinhos carinhosos
Léah
Sem palavras que lhe sirvam de consolo, deixo um carinhoso abraço e rogo a Deus muita Luz e Paz para a sua irmã.
ResponderExcluirAbraço
Querida Elvira sua prece a Deus pela alma de minha irmã, é para mim de grande conforto que agradeço de coração.
ExcluirUm afetuoso abraço beijinhos
Léah
Querida amiga Léah, imagino como está sendo difícil viver esse momento, sei bem como é, mas o tempo tem um poder incrível em amenizar nossas dores, sendo assim, procure sentir que fizestes tudo para que sua irmã fosse feliz!
ResponderExcluirA vida tem disso, mas vai passar e tudo ficará bem em seu lindo coração que sempre amou e ama!
Meus sinceros sentimentos!
Abraços bem apertados repletos de carinho!
Olá querida Ivone, sensibilizada com suas palavras de conforto. Agradeço de coração.
ResponderExcluirabraço carinhoso, Léah
Amiga Léah, na sua crônica pude sentir um pouco do muito que você passou nesses momentos difíceis de serem enfrentados, dos quais não podemos fugir quando tais fatos acontecem com parentes nossos, mais ainda quando se trata de uma irmã.
ResponderExcluirMeus sentimentos. Espero que seu marido esteja se recuperando bem do mal que o acometeu.
Taís e eu estamos torcendo por vocês.
Grande abraço
Pedro.
Olá amigo Pedro: Obrigada por tudo, vocês são ótimos amigos sempre atenciosos.
ExcluirQuanto as recuperações, emocionais e físicas vão caminhando lentamente. Agora é uma questão de tempo e paz.
Obrigada fiquem com Deus.
Beijinhos, Léah
Querida amiga Léah depois de ler as suas palavras doridas fiquei eu sem palavras para a confortar.
ResponderExcluirA sua irmã partiu para um lugar de paz onde será feliz, precisamente no dia do meu aniversário e isso me comoveu profundamente.
Força, querida amiga. Aqui de longe lhe mando um abraço carinhoso.
Oh! Querida amiga sinto muito, não ter sabido de seu aniversário, mas sempre é tempo de desejar-lhe uma vida inteira de alegrias, amor, realizações de sonhos.
ExcluirEu como você também nasci em setembro, logo somos Virginianas, bom!!
Sinto muita tristeza por toda a vida infeliz que coube a esta irmã...Mas não temos como evitar, são os desígnios de Deus.
Obrigada pelo carinho.
beijinhos, Léah
Querida Leah: Al leer todo lo relatado, sentí una opresión en el corazón, por todo lo sucedido. Deseo que su hermana este gozando de la paz necesaria, y a Uds. le deseo mucha fortaleza y fe para seguir adelante. Siempre hay obstáculos en el camino pero lo debemos transitar con fe, con paciencia y pronto encontraremos la paz si somos pacientes y fuertes. Un abrazo muy grande!!!
ResponderExcluirMercedes muito obrigada por suas doces palavras,
ResponderExcluirem breve voltarei, se Deus quiser.
Estou só dando um espaço para meu coração e mente sossegarem...
beijinhos e forte abraço.
Léah
Suas palavras, me tocaram imenso, Léah!...
ResponderExcluirNão sabia que sua irmã já teria falecido, dada a minha ausência, dos blogues, nos últimos meses... pelo que lamento imenso, a sua perda...
Também quero acreditar... que um dia... todos encontraremos de novo, quem já se foi, e que nos era querido... num lugar sem dor, nem maldade...
Um beijo imenso, Léah, e um abraço super apertado... a vida é assim mesmo... ora nos dá sem medida... ora nos tira... mas tudo faz parte do caminho... que quero crer... não acaba... mas recomeçará em qualquer outro lugar... lá mais para a frente... gosto de acreditar que cada fim, sempre trás um outro recomeço... para os que vão... e para os que ficam...
Ana