Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

domingo, 16 de setembro de 2018

SAUDADE E DOR

desenho em cartão

Este ano de 2018, para mim tem sido cheio de dor e sustos, sem nada de calmaria, sei que o tempo e o destino não estão em nossas mãos e só nos resta aguentar firme.
Tento estancar as lágrimas buscando na memória como quem busca um tesouro escondido, para me alegrar. E veio à minha mente, a melhor ceia de Natal que passei até hoje, e isto foi há bastante tempo.

A mesa da sala de jantar dava para doze pessoas, mesmo assim juntamos a ela a mesa da cozinha, aí deu para todos, adultos e crianças, mentalmente vi todas as sobrinhas e sobrinhos já adultos, minha mãe, meus sogros e minhas 3 irmãs, meus dois cunhados e casal de amigos, e meus filhos que só pensavam no Papai Noel. Foi uma ceia de Natal memorável onde tudo correu em paz e alegria. A ceia era ótima mas o importante era aquele momento, aquela união, naquele dia tão especial.

Muitas outras ceias aconteceram depois desta, mas nunca mais foi preciso juntar mesas, ou catar cadeiras pela casa, e acredito que de agora em diante bastará só a mesa menor, porque até os amigos estão indo.  
Minha mãe há muito já se foi, meus sogros, meus dois cunhados, minha irmã mais velha, e há quatro dias atrás, dia doze de setembro, minha infeliz irmã com Alzheimer, cansou de viver e sofrer e nos deixou. Ela foi a pessoa mais infeliz que conheci até hoje nesta minha vida.
Com toda a certeza as boas lembranças não apagam as dores do momento, fiquei pior ao lembrar daquele Natal.
Lá estava ela, pobre irmã, sua mente estacionou no sofrimento do passado, vivia com medo, amargurada, todos eram seus inimigos, todos queriam atacá-la, maltratá-la assim ela passou a viver...
Queria ser adulta quando tudo começou e ela se casou com um psicopata.
Não sei se este meu desejo é convencimento de que teria algum poder, se é raiva, ou vontade de mudar o mundo, mas quisera eu ajudá-la de alguma forma impedindo-a de seguir aquele demônio, não deixá-la se casar com ele, esconde-la. Qualquer coisa eu diria ou faria, se eu fosse adulta, mas eu era apenas uma criança, quando ela se casou, ignorando todas as evidências do mau caráter, e da maldade doentia dele. E quando me tornei adulta vendo-a seguir como uma pessoa sem vida, sem alegria vestida com as sombras do passado, nada mais se podia fazer, por mais que se tentasse.
Acabou, só me restou a pena, a sensação de impotência, a dor da perda, a piedade e a saudade.
Quem sabe ainda nos reencontraremos, num lugar onde não exista dor, ou maldade, somente alegria, amor  e paz... Até lá minha doce e infeliz irmã.
Fim                                                                                                   Léah

21 comentários:

  1. Boa noite, Léah!
    Estou comovida com seu depoimento. Vi as mesas juntas, vi tudo descrito por você...a alegria das crianças e a família unida. Senti também, um pouco, a sua dor atual. Digo um pouco porque sei que não temos como mensurar a dor alheia!
    Não ha muito o que dizer, e mais a ouvir e ficar junto. Nesse momento saiba que aqui em Petrópolis tem uma pessoa que vai estar orando a Deus nesta noite especialmente pela sua vida, sua família e por sua irmã, que foi para a Glória de Deus.
    As coisas são como são e não ha nada que possamos fazer pra mudar a direção do vento. Que você seja consolada pelo amor de Deus, que pode ser observado nas flores que pinta, no céu, no mar... Essa doce presença que tudo sabe. somos todos parte desse todo, e como acontece com toda a natureza, somos também o caos.
    Um carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sandra foi muito bom ler sua mensagem, agradeço pelas orações oferecidas e que sua generosidade se amplie em luz e paz. Sei que tenho muito a agradecer a Deus por tudo que recebo, estou meio fragilizada, pela avalanche de acontecimentos, mas tudo passa e dias melhores hão de vir.
    grande abraço, beijinhos
    Léah

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Léah
    Fiquei comovida e lágrimas me vieram aos olhos ao ler o seu relato tão intenso e tão cheio de dor
    Querida eu sei que esta dor corrói mas pense que ela deixou a vida de agruras para habitar num plano de luz onde a dor e maldade não conseguem entrar. E lá finalmente ela encontrará a paz e viverá em regozijo nos braços amorosos do Pai
    Que Deus conforte o seu coração e que a luz da paz envolva o teu ser
    Beijinhos e sorrisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gracita, obrigada por suas palavras de conforto, nesta hora de dor são as amigas que nos animam e consolam.
      beijinhos com afeto.
      Léah

      Excluir
  4. Um texto muito comovente, minha Amiga. Sinto as suas perdas e o sofrimento por que tem passado. Que tenha muita coragem para aguentar isso tudo e voltar a viver a sua vida serenamente…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça agradeço de coração por suas palavras de conforto neste momento difícil, sensibilizada com seu apoio.
      beijo, Léah

      Excluir
  5. Olá, querida amiga, meu carinhoso abraço, estou juntinho de você e calada. Você cuidou de sua irmã quando ela mais precisou, sei disso por você. Estava na hora dela, Léah, viver no sofrimento é ruim demais. Você está atravessando dias muito pesados, precisa de renovação para continuar tocando a vida, cuidando de você e dos seus. Fique bem, amiga, você foi mulher de raça, mulher de coração, pois tudo se juntou, e sei que não foi nada fácil.
    Agora descanse um pouco.
    Beijos, meu abraço solidário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Taís, obrigada, a vida é muito generosa comigo, deu-me amigas como você, de alma generosa e sempre pronta para dar-me incentivo e consolo como nesta hora difícil para mim. Obrigada mais uma vez...
      beijinhos de todo coração
      Léah

      Excluir
  6. Querida Amiga, fiquei com os olhos bem molhados.
    Uma história de vida tremendamente triste. Há, realmente pessoas que passam por este mundo sem saborear a a plena felicidade, ainda que por breves períodos.
    Agora, está num lugar melhor e cabe aos que ficam a saudade...
    Conforta pensar que um dia pode encontrá-la.
    Agora, há que esquecer a barra, superar e pensar nos mais novos.
    O meu sentido pesar pela sua tristeza por esta partida.
    Longo e carinhoso abraço, com grande Amizade.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo querida, apesar de tudo, de ter vivido todos esses episódios, e ter sofrido por ela, acredito que tudo tem um fundamento uma razão de ser e é isso que me consola, um dia talvez eu venha a entender...
      Obrigada amiga por suas palavras de conforto e por seu carinhoso abraço.
      beijinhos carinhosos
      Léah

      Excluir
  7. Sem palavras que lhe sirvam de consolo, deixo um carinhoso abraço e rogo a Deus muita Luz e Paz para a sua irmã.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elvira sua prece a Deus pela alma de minha irmã, é para mim de grande conforto que agradeço de coração.
      Um afetuoso abraço beijinhos
      Léah

      Excluir
  8. Querida amiga Léah, imagino como está sendo difícil viver esse momento, sei bem como é, mas o tempo tem um poder incrível em amenizar nossas dores, sendo assim, procure sentir que fizestes tudo para que sua irmã fosse feliz!
    A vida tem disso, mas vai passar e tudo ficará bem em seu lindo coração que sempre amou e ama!
    Meus sinceros sentimentos!
    Abraços bem apertados repletos de carinho!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Ivone, sensibilizada com suas palavras de conforto. Agradeço de coração.
    abraço carinhoso, Léah

    ResponderExcluir
  10. Amiga Léah, na sua crônica pude sentir um pouco do muito que você passou nesses momentos difíceis de serem enfrentados, dos quais não podemos fugir quando tais fatos acontecem com parentes nossos, mais ainda quando se trata de uma irmã.
    Meus sentimentos. Espero que seu marido esteja se recuperando bem do mal que o acometeu.
    Taís e eu estamos torcendo por vocês.
    Grande abraço
    Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Pedro: Obrigada por tudo, vocês são ótimos amigos sempre atenciosos.
      Quanto as recuperações, emocionais e físicas vão caminhando lentamente. Agora é uma questão de tempo e paz.
      Obrigada fiquem com Deus.
      Beijinhos, Léah

      Excluir
  11. Querida amiga Léah depois de ler as suas palavras doridas fiquei eu sem palavras para a confortar.
    A sua irmã partiu para um lugar de paz onde será feliz, precisamente no dia do meu aniversário e isso me comoveu profundamente.
    Força, querida amiga. Aqui de longe lhe mando um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Querida amiga sinto muito, não ter sabido de seu aniversário, mas sempre é tempo de desejar-lhe uma vida inteira de alegrias, amor, realizações de sonhos.
      Eu como você também nasci em setembro, logo somos Virginianas, bom!!
      Sinto muita tristeza por toda a vida infeliz que coube a esta irmã...Mas não temos como evitar, são os desígnios de Deus.
      Obrigada pelo carinho.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  12. Querida Leah: Al leer todo lo relatado, sentí una opresión en el corazón, por todo lo sucedido. Deseo que su hermana este gozando de la paz necesaria, y a Uds. le deseo mucha fortaleza y fe para seguir adelante. Siempre hay obstáculos en el camino pero lo debemos transitar con fe, con paciencia y pronto encontraremos la paz si somos pacientes y fuertes. Un abrazo muy grande!!!

    ResponderExcluir
  13. Mercedes muito obrigada por suas doces palavras,
    em breve voltarei, se Deus quiser.
    Estou só dando um espaço para meu coração e mente sossegarem...
    beijinhos e forte abraço.
    Léah

    ResponderExcluir
  14. Suas palavras, me tocaram imenso, Léah!...
    Não sabia que sua irmã já teria falecido, dada a minha ausência, dos blogues, nos últimos meses... pelo que lamento imenso, a sua perda...
    Também quero acreditar... que um dia... todos encontraremos de novo, quem já se foi, e que nos era querido... num lugar sem dor, nem maldade...
    Um beijo imenso, Léah, e um abraço super apertado... a vida é assim mesmo... ora nos dá sem medida... ora nos tira... mas tudo faz parte do caminho... que quero crer... não acaba... mas recomeçará em qualquer outro lugar... lá mais para a frente... gosto de acreditar que cada fim, sempre trás um outro recomeço... para os que vão... e para os que ficam...
    Ana

    ResponderExcluir