Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

quarta-feira, 23 de maio de 2018

DIÁRIO DE BORDO 2- Sonhos meus.

óleo sobre tela 40 x 25- caminho na Galicia
   Às vezes sonhamos com coisas que realmente são difíceis e ficamos martelando naquele sonho e gastamos nossas energias nele, e quando finalmente ele se concretiza o coração palpita mais rápido, o sorriso vem fácil, a vida fica cor de rosa.
 Já tive um sonho desses e um dia ele aconteceu, mas desmoronou, aliás desmoronaram com ele.
Acho que faz parte da vida sonhar, querer ter alguma coisa que nos encantam, que nos dão prazer, nos realizam, e como sou uma sonhadora de carteirinha, vou continuar assim, não se vive sem sonhos.
Mas não posso esquecer que existem as pedras que aparecem para travar ou frustrar a realização deles,  ou  atrasá-los, tudo depende do tamanho da pedra.
Foi bem assim, eu sonhava em fazer uma escola de arte, e quando voltamos para o Rio de Janeiro, esse sonho cresceu, começamos alugando um apartamento para morarmos até resolvermos onde e o que comprar, casa ou apartamento, e no fim compramos um terreno. Aí comecei a desenhar meu sonho, tentando mantê-lo meio secreto, todo papel que eu pegava lá ia eu desenhar meu espaço, ele teria que ser claro, e com janelas de onde eu veria as arvores e o céu.
Tantas coisas aconteceram, que ele foi ficando achatado lá dentro de meu coração e imaginação.  Depois de alguns meses comecei a ficar feliz, por conseguir ver nossa casa se erguer, apesar das burocracias da prefeitura, dos construtores incapazes e seus erros, do arquiteto que nos roubou e tantas outras decepções!
Depois de noites sem dormir, algumas lágrimas escondidas eu fiquei feliz quando tudo quase acabou, restou só terminar o terraço à espera de piso e instalações do banheirinho, isto ficou para quando o dinheiro desse. Meu marido, carinhosamente me convenceu de que, ali naquele espaço inacabado poderia ser o que eu tanto queria, pelo menos para começar, e este começo seria e foi mais ou menos um ano depois. Meu entusiasmo começou a voltar terminamos    o tal banheiro, instalamos um tanque para lavarmos os materiais, uma pia, uma mesa enorme, cavaletes, prateleiras, e não poderia faltar meu aparelho de som para músicas clássicas que sempre são inspiradoras. Por fim, consegui oito alunas e um aluno. Fui na prefeitura legalizar a situação, apesar de ser dentro de minha casa e ser meu ateliê eu sabia que teria de licenciar. Acreditei na sorte, mas antes da licença sair apareceu um fiscal com cara de quem queria propina. Notei pelo jeito dele procurando defeitos onde não tinha, ‘buscando chifre em cabeça de burro.’

Foi a chegada da “pedra” em cima do meu sonho, sabem o que ele alegou, para acabar com tudo?
Que como eu tinha alunas e um aluno teria que ter dois banheiros um masculino e um feminino.  Foi uma situação muito tensa, fiquei com muita raiva, engoli em seco, recebi a multa, fui na prefeitura e paguei, voltei umas cem vezes, para ver como poderia resolver, mas encontrei uma verdadeira máfia!  Desisti de tudo quando descobri que meu marido estava com um grave problema de saúde, que foi tratado e curado. Quando tudo se acalmou, desisti de dar aulas em casa, não suportava a ideia de voltar à prefeitura.
Ai comecei a dar aulas de pintura e artesanato de graça para umas pessoas de uma comunidade, numa sala de uma igreja católica. Isso durou dois anos, três dessas pessoas iam lá em casa, pois a sala da igreja era pequena.
Um dia parei, precisei parar tudo, por outros motivos...
 Agora está tudo bem. Independente das pedrinhas ou pedregulhos, continuo sonhando outros sonhos, outros desejos.
Afinal,  o tempo é um grande remédio, tudo cura e resolve, na vida temos dias de inverno e dias de primavera, que eles venham com muitas flores para enfeitar os sonhos .
Léah                                                          FIM

21 comentários:

  1. Siempre hay trabas en la vida para realizar los sueños, algunas se solucionan favorablemente, y en otras ocasiones cuestan tanto, que se termina por adormilar ese sueño.
    El mejor sueño, tener buena salud, pues al final es lo que te permite disfrutar de todo.
    Un placer haber leído tus sueños.
    Un abrazo Léah.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, la luz y color.
    Besos.

    ResponderExcluir
  3. Ao final do seu texto tomei coragem para convidar você, a qual sigo desde algum tempo, para visitar um dos meus blogues FALANDO SÉRIO que nesta semana publiquei RECADO PARA ADRIANA.

    Tem tudo em comum!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Léah, não se pode deixar de sonhar, mas entendo como é difícil isso de realizar sonhos quando se depende de alvarás de funcionamento, os fiscais não dão trégua, ainda bem que não cedestes em pagar propina, enfim...
    Mas não desistas mesmo, sonhe sempre, a vida vale pelos sonhos que temos!
    Que venham as primaveras com muitas flores para enfeitar os sonhos, que seus sonhos se realizem querida amiga!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  5. Sonhos!! Sempre os tive e sempre quero tê-los. Amiga, sonhar é bom, mesmo quando não é para acontecer. Esses momentos que sonhamos nos tiram da mesmice, vivemos um pouco dos sonhos não realizados, eu os vivo no pensamento, se não der certo, não deu, uma frustração faz parte do negócio, do encanto que durou pouco tempo ou muito. Mas enquanto a gente sonha, a felicidade existe. Nem sempre os sonhos dão certo, e quando dão, também podem virar pesadelos!! Aí, minha amiga, é virar um leão e dar a volta por cima, porque frustração não é moleza. Essa é a vida. E o bom é ter alguém para repartir não os sonhos, mas a frustração! Um ombro amigo que diga que um dia nossos sonhos darão certo, não tirar o encanto. A esperança. Sempre adoro tuas crônicas, é o nosso cotidiano.
    Beijinho! Escreva mais, amiga!

    ResponderExcluir
  6. Que linda tela. Adorei. É sempre bom sonhar com algo que nos faça feliz. Por vezes para concretizar um sonho passamos por diversas dificuldades mas temos de ter força e sabedoria para as ultrapassar. Verdade, as flores enfeitam os nossos sonhos e alegram a nossa vida. Beijinho e feliz fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Passarei aqui outras vezes.
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei do seu blog é muito interessante, eu tenho um blog onde escrevo os meus textos de diferentes temas , Fico aguardando a sua visita se gostar pode me seguir.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  9. Mi piacerebbe poter camminare su questo delizioso sentiero contornato da profumati arbusti colorati , un lavoro stupendo ! Abbraccio.

    ResponderExcluir
  10. Alguns sonhos ficam pelo caminho, mas o importante é nunca pararmos de sonhar e à tanto para conquistar, nem que seja através do sonho.
    Que depois de cada inverno venha uma luminosa e bela primavera para encantar o nosso coração.
    Maravilhosa tela.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  11. Oi Léah
    Muitos sonhos se perdem nas encruzilhadas da vida mas é preciso permitir que novos sonhos aflorem pois são eles que nos iluminam e colocam pilha no nosso fazer cotidiano
    Que venham sempre dias floridos e perfumados para você
    A tela é espetacular!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O que importa, é termos algo com que sonhar... e na medida das nossas possibilidades... algo sempre acabaremos por concretizar...
    Por exemplo... não pôde explorar o sonho de ensinar... mas pode agora apreciar o pleno prazer de pintar... e experimentar novas técnicas... e estilos... se assim o desejar... ou quaisquer outras actividades criativas, se assim o entender...
    Adorei a tela... que nos mostra um caminho florido e muito bonito... e ainda com muito percurso por fazer...
    Beijinhos! Feliz e inspirada semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Sempre um sonho nos arrasta. E o seu sonho fez com que tivesse forças para vencer todas as barreiras e continuar com a sua pintura. A tela é lindíssima.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Léah este texto tocou fundo no meu coração.
    Não esqueça nunca o que escreveu minha amiga, "o tempo tudo cura e resolve, na vida temos dias de inverno e dias de primavera".
    Léah, muita força, para continuar sonhando, escrevendo e pintando coisas lindas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. ¡Hola Léah!

    Eres una luchadora y te felicito, hay que seguir esa lucha siempre con esperanza, sin tirar la toalla nunca, porque significa que hay vida en tu vida y fuerza en tu alma grande.

    En la vida, todos o casi todos encontramos piedras en el camino para entorpecer nuestros sueños, mas luchamos con entusiasmo hasta el final sin perder nunca la esperanza.

    Me ha encantado tu texto y si sueñas con venir a Galicia, ojalá que se cumpla ese sueño y que lo disfrutes al máximo.

    Te dejo un abrazo y mi gratitud y estima.
    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
  16. É sempre pena quando, acções independentes da nossa vontade nos impedem de realizarmos um sonho, mas tu, amiga, arranjaste uma maneira de o realizares em parte, ensinando na paróquia pessoas que talvez não pudessem pagar as tuas aulas; tenho a certeza que te compensou da frustração anterior. A vida é assim, amiga e nem sempre nos permite fazer as nossas escolhas; há muitas pedras no caminho e às vezes, em vez de pedras, aparecem verdadeiras rochas que nos travam por completo o percurso. Leah, gostei muito deste teu texto e desejo, sinceramente que não percas essa capacidade de sonhar. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
  17. Amiga Léah, gostei da nossa troca de comentários, no rol de leituras.
    Gostei eu e gostou a nossa amiga Olinda. Vale a pena passar por lá e ler.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Apesar dos desaires, vale a pena continuar a sonhar (acordado...). Essa de ter um banheiro para cada sexo é de mestre. Mas a minha amiga não soube dar a volta ao texto, fazia turmas de um só sexo e pronto... rsrsrs...
    Parabéns pela tela, é magnífica.
    Bom fim de semana, amiga Léah.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Posso imaginar a sua decepção vendo ruir um sonho tão lindo por culpa de pessoas inescrupulosas, que, por ganância, são capazes de actos tão baixos.
    Mas enfim, tudo está bem quando acaba bem, e o que interessa é continuar a sonhar, não esquecendo que "o sonho comanda a vida".

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  20. Estupenda obra, invita a recorrer el camino, transmite sosiego y paz.
    Enhorabuena,
    Un Abrazo.

    ResponderExcluir
  21. LÉAH,

    não é bom realizarmos nossos sonhos?
    Que bom você conseguiu , afinal com um pouquinho de trabalho e muita motivação chegamos lá.
    Parabéns!
    Lá no nosso blog FALANDO SERIO desta semana publiquei: OS DOENTES VESTEM LONDRES.
    É polêmico e acho que vai gostar.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir