Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Os Quadros

óleo sobre eucatex 30x15 - daisies 3



Todos esses quadros que pinto durante o ano, seleciono e vão para uma entidade , neste ano irão, mais uma vez, para uma igreja católica que fica próxima à minha casa, coloco-os numa caixa e o  padre  na barraquinha da igreja para venda. A  renda vai para os pobres de uma comunidade ou o padre resolve de acordo com a vontade dele.  Não pratico uma  religião específica, pois cada uma delas apresenta um ponto ou até vários dos quais discordo, e também acho que o importante é a fé e a compaixão que move cada uma das pessoas  nesta terra e não a religião de cada um. Assim não agrido minhas crenças  nem as dos outros, o padre sempre pergunta se sou daquela paróquia ou de outra,  pois nunca me vê na missa! Embora a igreja seja pequena, e eu também,  será que se eu lá estivesse ele me veria ? Acho que não,  desconverso e deixo-o na dúvida.
Nem todo ano os quadrinhos vão para ele, já levei também para uns centros espiritas, e outras igrejas católicas.
 Quando resolvi fazer isto, fui numa igreja, de outro bairro, e fui com certo medo de oferecer o lote de quadros, achei que ninguém ia querer coloca-los para vender ou até achar ser uma caridade esdruxula   e que assim eles lá ficariam esquecidos ou postos no lixo, mas depois pensei o que vale é a intenção, a minha intenção, o depois não me pertence resolver. Afinal  eu queria fazer alguma coisa para ajudar alguém ou alguéns e como só sei pintar foi isso o que decidi, é pouco mas é melhor que nada e tem dado certo. Recebo sempre através  de telefonema retorno  a resposta de  que foram vendidos e ajudou a algumas pessoas. Não sei, nem quero saber quem comprou, nem  sabem também quem sou, mas quando o padre ou o espirita liga dizendo que foram vendidos, a felicidade que sinto é bem grande.
Este aí também pertence ao lote deste ano, tomara que neste ano  a venda  aconteça como nos outros  estou achando que a crise do país vai impedir, afinal a coisa está feia,  e comer é mais importante que arte, mas quem sabe ...  Esperar é a solução.  
                                                                          Fim
 Léah

28 comentários:

  1. Que gesto lindo, Léah!
    Arte ao serviço do próximo... Maravilhosa forma de solidariedade!...
    E porque não se haveriam de vender as suas maravilhosas pinturas?... São lindas, sempre as que me são dadas apreciar!
    Nossa! Já não vinha aqui, há um tempinho! Os últimos meses têm sido um pouco atribulados... e as visitas aos blogues ressentiram-se um pouco... pois não conseguia chegar a todos... uma distensão muscular minha durante umas quantas semanas... a perda de uma pessoa querida, recentemente, e a saúde da minha mãe, que também não tem estado bem nas últimas semanas... mas aos pouquinhos... tudo se endireitando, felizmente!
    Vou espreitar algumas das últimas novidades por aqui... já que aqui estou!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana
      Os amigos mesmo distantes ou impossibilitados de acesso sempre são lembrados e a estima não diminui, entendo todas essas dificuldades pois volta e meia elas me visitam sem aviso prévio:) Fiquei muito feliz de saber que estás melhor, que sua mãe fique bem.
      Grata por seu delicado comentário.
      beijos,

      Excluir
  2. Que gesto maravilhoso Léah.
    Servir ao próximo, solidarizar-se e doar a sua arte para fazer com que o dia de alguém seja mais feliz. Este seu gesto de amor é o que eu entendo como o verdadeiro espírito do natal
    E sempre haverá alguém que vai adquirir uma das belas obras para presentear outro alguém
    E esta é mais uma das tuas belíssimas pinturas
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨.-“``“-.
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨/______;¨\\
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨{_______}\\|
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(/¨a¨a¨\\)(_)
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨.-.#.-.¨“)
    ¨¨¨¨¨_____ooo__(¨¨¨=¨¨¨)_________
    ¨¨¨¨/¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““-.____.-“¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨\\
    ¨¨¨¨|¨¨¨¨¨¨¨¨¨FELIZ NATAL¨¨¨¨¨¨¨.¨.“|
    ¨¨¨““|¨¨¨¨E¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨UM¨¨¨¨|
    ¨¨¨““|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨PRÓSPERO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨|
    ¨¨“¨“|“¨¨¨ANO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨NOVO¨¨¨|
    ¨¨¨¨\\____________________ooo_____/
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(___|___)
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““\\__|__/
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““{__|__}
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““|_ | _|
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““/-“Y“-\\
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨“(__/ \\__)
    Beijos com ternura e o meu carinho, querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida Gracita, muito obrigada por seu comentário e pelos votos de Feliz Natal e prospero Ano Novo são também meus votos para você e seus familiares muita paz e saúde.
      beijos

      Excluir
  3. Achei tudo lindo, querida amiga.
    O quadrinho, o hábito de ofertar peças do seu trabalho e a sua relação com a Igreja.
    Também partilho da mesma opinião, penso que não há prática religiosa sem defeitos.
    Nós passamos um pouco à margem da real situação brasileira, vou percebendo - aqui e ali - que a economia está em forte retração. Nós vamos saindo lentamente do fundo do poço...
    Dias serenos e agradáveis.
    ~~~ Abraço, Léah ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Majo grata por sua presença aqui com seu delicado comentário.
      A situação aqui está ruim por conta dos corruptos que são muitos.
      Só Deus para dar jeito,pois a justiça dos homens não vai dar conta, o poço por aqui é muito fundo!!
      Fique bem.
      beijinhos,

      Excluir
  4. Leáh, começo dizendo que gostei muito dessa sua pintura (óleo sobre eucatex 30 x 15 cm, que envaideceria qualquer pintor). Esse belo quadro, um dentre outros que você leva para igreja, perto de sua casa, para que o padre coloque na barraquinha para ser vendida, para destinar o resultado da venda aos pobres da comunidade ou ao critério dele. No andar desta sua crônica você se posiciona quanto à religiosidade, dizendo que respeita a todas as religiões mas que você não pratica nenhuma, o que, aliás, ocorre comigo. Parabéns.
    Abraços.
    Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro, obrigada pelo elogio ao quadrinho, que já foi ontem junto com os outros.
      Pois é acho que a religião está dentro de cada um em nossos atos, crenças e compaixão, o resto é ritual.
      Bom saber que temos essa afinidade.
      Abração, Léah

      Excluir
  5. De vuelta a mis pinturas y con tiempo para ver vuestros trabajos.

    Wow... espectacular, sencillo, natural.. Me encanta.

    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olga estava com saudades de suas belas fotografia sempre tão bem pintadas.
      Grata por voltar.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  6. Leah querida, todas as religiões pregam o bem e o amor ao próximo. Não é preciso ir à igreja para se amar o próximo e fazer o que está ao nosso alcance para minorar o sofrimento e a carência do próximo. Se tivesses respondido ao padre que não pertencias à paróquia com certeza que ele não se importaria, pois para um bom padre, o que importa é o que as pessoss fazem pelos mais carenciados. Com a crise que se abateu sobre a Europa e, consequentemente, sobre Portugal, as paroquias têm sido fundamentais para socorrer os desempregados e as crianças que sofrem com essa situação. No Natal as pessoas são mais solidárias e sabendo que os quadros reverterão para ajudar, com certeza comprarāo. Amiga, é de louvar a tua atitude e, se todos dessem um pouquinho, a miséria humana seria muito menor. Com certeza terás uma ceia de Natal mais alegre pois contribuiste para que outros tivessem um pouco mais à mesa. Não preciso de te desejar uma noite alegre e feliz, pois tenho a certeza que a vais ter . Um abraço do tamanho do mundo e nele vai toda a minha amizade e apreço pela atitude linda que tiveste
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Emília não veja em minhas palavras ou maneira de viver minha fé como censura à quaisquer pessoas ou suas religiões, respeito a todas. Acredito piamente que a função dos religiosos seja esta a de ajudar os necessitados, por isso recorri a eles, tanto aos padres como aos espiritualistas para me ajudarem a ajudar. Não faço isso a espera de elogios ou de que me abram as portas do céu, é sim para não me sentir tão egoísta poder doar alguma coisa já que tenho sido tão ajudada por Deus.
      As vezes é difícil até doar, porque existe muito a "pobreza envergonhada", e não aceitam ajuda.Assim se você recorrer a um Pároco eles não se sentem ofendidos,então foi uma ajuda mutua para eles, os necessitados e para mim, que não sabia como chegar até a eles como se estivesse querendo humilhá-los. Como você vê tudo tem dois lados.
      Grata pelo comentário, e pelos deliciosos votos.
      Retribuo em dobro, com muito carinho,
      beijos, Léah

      Excluir
  7. Es estupendo lo que hace Leah, una magnífica acción y muy generosa por tu parte.
    Tus cuadros son maravillosos y más cuando su venta beneficia a gente necesitada.
    Te aplaudo tu buen hacer, y te deseo lo mejor para estas Fiestas y todos los días de tu vida.
    Un gran abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por suas palavras de incentivo, que nossa amizade atravesse o ano e perdure. Para você um maravilhoso Natal com muitas alegrias, amor saúde e paz, são meus votos com carinho.
      Léah

      Excluir
  8. Báh... sensacional tua crônica revelando uma mulher de grande coração e verdadeira.
    Mas essa sua dúvida se alguém compraria? Mas é claro, amiga!
    Esse teu lindo vaso... ontem estive aqui e levei pra mim, roubei!!! Maravilha. Você é demais, que gesto bonito...Arre, depois de tanta corrupção, tanto Lava-Jato... pelo menos existe gente diferente.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kakakakaka..."Roubei"!? Que roubou, que nada, foi para mim um grande elogio, vinda de uma grande amiga e irmãzinha, que entende de arte "pra caramba", e ainda é ótima cronista.
      Eu é que agradeço, faça bom proveito.
      beijinhos, Léah

      Excluir
    2. Sim, sabe como se rouba? Seleciono, copio e trago para minhas imagens! rssss Gostei muitíssimo, parece natural! 'Táqui'; uma hora lhe darei destino...rss Também te considero muitíssimo, querida amiga.
      beijo!

      Excluir
  9. Doar os seus quadros é uma atitude altamente meritória. Só tenho pena de não estar por perto para comprar uns quantos... roubá-los é que nunca... rsrsrs...
    Tem Um bom fim de semana e um FELIZ NATAL, querida amiga Léah.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Jaime primeiro obrigada por suas gentís palavras, como sempre. Não considere roubar, eles estão aí expostos numa ferramenta a
      Internet, que a meu ver foi feita para compartilhar, o que não se quer mostrar não se publica. Já que não estou mais aceitando encomendas (por ter uma coluna vertebral, latejante e com vida própria,rsrsrs..)Assim esteja a vontade considere um presente de Natal, rsrs...
      Muita saúde, inspiração para lindos versos e muita alegria no Natal,
      beijinhos
      Léah

      Excluir
  10. assim devera ser, sempre: os bens que cada um produz (arte ou outros) serem apenas trocados pelos bens que necessitamos (nem que seja gratificação espiritual)

    peço desculpa por entrar sem pedir licença - mas pessoa generosa é certamente também hospitaleira.

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel concordo com você como já disse aí à cima. A internet é por si só um local de troca, logo...
      Não me deves desculpas, é sim um prazer receber seu comentário por aqui, afinal amizade também é uma troca, não é mesmo?
      grata, abraço
      Léah

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Cara Léah. Un gesto molto bello e generoso. Questo quadro è stupendo sicuramente un favorito ! Riguardo alla religione la penso esattamente come te . Un abbraccio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane obrigada por seu comentário.
      Bom Natal com muitas alegrias paz e saúde.
      beijinhos, Léah

      Excluir
  13. Querida amiga .
    Saber que damos consolo a alguém, com algo que fizemos com amor, é a nossa maior compensa.
    A Léah além de talentosa tem um coração enorme, por isso a admiro e estimo.

    Desejo que a paz e a compreensão reinem nos nossos corações neste Natal e no Ano Novo que se aproxima.
    Boas Festas para si minha amiga e para quem ama.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fê é realmente a melhor recompensa que se pode ter.
      Tomara Deus que tenhamos mais paz no mundo e justiça para os injustiçados.
      Obrigada pelos votos, beijinhos
      Léah

      Excluir
  14. Alma bondoso a sua, gostei de saber destas dádivas.
    Bem-haja e continue assim a fazer o bem.
    Gostei muito do que escreveu e concordo consigo quanto à religião.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo gesto, se todo mundo doace um pouco de sua arte para ver outras pessoas felizes, provavelmente o mundo já seria bem melhor.

    ResponderExcluir