Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ovos e Batata

desenho aquarela

Malu  chegou em casa com o amiguinho :
_"Mãe trouxe meu amigo para almoçar com a gente"...
A mãe levantou os olhos para a parede da cozinha, onde o relógio marcava três e meia da tarde.
---Onde você estava até essa hora?
---Estávamos no shopping, o Batata foi ver se achava a bermuda que é do sonho dele, mas estava muito cara, e o dinheiro dele não deu.
---Quem é o Batata? ( perguntou a mãe) .
---Oi mãeee, tá aqui na sua frente!
---Ah, porque batata, qual o nome dele?
---Mãee, isso não importa, mas Batata como é seu nome?
---João José  Felipe.
---E porque meu filho com um nome tão grande  e pomposo você aceita ser chamado de batata, será que você gosta tanto de batata assim? Dulce a mãe de Malu, resolveu ironizar, estava furiosa com a filha e achou um jeito diferente de castigá-la.
Tem ovos , legumes e verduras, ah, tem também batatas na dispensa.
--- O que você não vai fazer pra gente comer? Estamos com muita fome, você já viu a hora ?
__ Não, não vou cozinhar para você, a visita é sua, fique feliz de eu estar deixando você almoçar a essa hora.
---Mãe você sabe que não sei cozinhar!
---Sinto muito mas esperei você apreensiva, liguei para seu celular, em vão, deixei recados, em vão. Aí que bom você chegou sã e salva, estou feliz com isso, mas não vou cozinhar nem para você nem para o Batata.
Eu e sua irmã já almoçamos aquela bela lasanha que você tanto gosta.
Caramba mãe, eu estava distraída não notei que já era tarde, e vocês não deixaram nem um pouco de lasanha para mim?
---Tchau, Malu é um problema só seu, Dulce saiu da cozinha, foi ver televisão
---Oi Malu não esquenta a cuca, como ovos mesmo, faça assim uns três para mim.(disse o Batata)
---Batata eu, não sei fritar ovo, você sabe?
--- Eu não, vê se tem pão. Queijo, presunto...
---Bem aqui em casa sempre tem isso, vamos ver na geladeira. Mãe cadê o queijo e o presunto, desta casa?
---Gastei na lasanha, respondeu Dulce lá da sala, contendo o riso.
 Ela havia escondido quase tudo, esqueceu  os ovos, Dulce pensou se ela chegar com fome vai ficar com fome, porque já fez isso outras vezes, sai chega tarde não avisa e encontra comidinha pronta, pede desculpa e repete a façanha. Além de tudo  Malu se recusava a aprender a cozinhar,  assim sendo Dulce achou uma ótima oportunidade para lhe dar uma lição.
Alguns minutos depois  lá estavam  o Batata e Malu, comendo pão com manteiga, pois nenhum dos dois sabiam fritar ovos, quanto as  batatas , ali só o faminto Batata, estava frito de raiva pelo almoço fracassado.
 Fim
Léah



19 comentários:

  1. Boa lição! Os filhos pensam que estamos sempre à disposição e abusam. Mas, cá para nós e que ninguém nos ouça. ... às vezes somos mesmos as culpadas, não amiga?
    Quero pedir-te desculpas pela ausência, mas o meu irmão está cá ( vive no Brasil ) e um grupo de brasileiros conhecidos dele estavam hospedados no Porto ( eram 16 ) e tivemos que lhes dar atenção. Com tudo isto o meu tempo ficou mais curto e as visitas atrasadas. Ele volta para o Brasil nesta Quarta feira e já vou ficar com mais tempo, embora com saudades e com a casa mais vazia. Ele não fica aqui na minha casa, mas sim num apartamento pertinho do meu, mas faz as refeições comigo e , claro , visitamos os amigos junto. Agora à noite fiz jantar aqui em casa com ele e mulher e mais três amigos. Léah, obrigada por ter voltado ao Comecar de Novo e brevemente voltarei com mais tempo. Um beijinho e uma boa semana
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou meio atrasada, nas minhas postagens, por culpa exclusiva da Companhia Fornecedora de Energia, se cai uma chuvinha la se vai a lux, a internet, só o que vai é minha raiva com isso, pois prejudica a vida de um modo geral...
      Querida encontrar quem amamos é muito bom matar saudades é melhor ainda.
      Tudo de bom para você, não esquecerei nunca da amiga.
      beijos, Léah

      Excluir
  2. Bonjour chère amie,

    Vous avez eu bien raison de réagir ainsi. Les enfants ont tendance à croire que la maison est un snac-bar !
    Il y a des règles lorsqu'on vit en communauté, il faut les respecter. Les heures de repas sont les mêmes pour tous !
    J'ai eu quatre enfants et s'il avait fallu cuisiner à chaque fois qu'un de enfants désirait manger à l'heure qu'il voulait je n'aurais fait que ça !

    Gros bisous ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cher Martine, bien que ce texte est une fiction parce que ma fille et son fils sont adultes et vivent ensemble les deux viennent toujours ici, mais il est tout le contraire, ils viennent nous aider. Je me suis toujours rigide avec des repas et les allées et venues d'entre eux. Mais je vois ce qui se passe chez les jeunes amis, mais ce qui m'a amené à créer ce texte.
      J'ai adoré sachant que nous avons sememlhantes attitudes et réflexions sur l'éducation des enfants.
      Reconnaissants pour les commentaires délicieux, baisers

      Excluir
  3. Que show amiga!!!!!
    A mãe teve uma excelente presença em dar uma lição na filhota distraída sem estresse. Lição que a mocinha não vai esquecer. Filhos pensam que estamos à disposição em tempo integral. Uma forma ímpar de ensinar.
    A pintura belíssima minha amiga
    Beijos e um dia feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracita amei o comentário.
      Tudo de bom,
      beijinhos,
      Léah

      Excluir
  4. Muy buena esa lección, ya que los hijos cuando llegan a casa de los padres se piensan que la cocina siempre esta a punto y abierta.
    Muy simpática la acuarela que nos dejas en esta ocasión, que le va muy bien a tu relato.
    Besos.

    ResponderExcluir
  5. Querida Elda Es verdad, gracias a Dios que siempre he puesto límites a los niños, es puro respeto. Pero las madres jóvenes de hoy en día son muy desorientadas.
    beijinhos Léah

    ResponderExcluir
  6. Querida Léah, ensinar é amar; ou amar é ensinar. A ordem das coisas não altera o produto. Pois me coloquei no lugar dessa mãe e faria a mesma coisa! Engraçado como os filhos pensam nos amigos e não pensam nos pais! Vi isso nos entroncamentos de famílias bem próximas e achei horroroso. Chegaram filha e genro - da praia - sem avisar a mãe e eram 15 horas! foi lá a pobre criatura - que não era nova - fazer comida para os marmanjos. Nunca esqueci daquele ato bastante egoísta. Você trouxe um tema atual e pra lá de realista. Como sempre, gostei muito!

    Beijinho! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssss, esqueci de falar na pintura da garota... Garota abusada essa, adorei! Gostei porque está com a comida na boca... você é muito detalhista!
      bj

      Excluir
    2. Isso que você contou é falta de amor por si mesma desta mãe, nunquinha eu faria isso, nem nunca me pediram esse tipo de sacrifício, é mais fácil eu pedir a eles que façam por mim, kkkkkk

      Excluir
  7. Bem feito! Tem filhos que so pensam em si. Não imaginam na aflição da gente esperando por eles. Alguns nem atende ao celular qdo os pais ligam, propositadamente. Gostei da lição.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que algumas mães que conheço se conscientizassem disto, e tomassem a atitude de colocar limites.
      Amei vê-la aqui no meu cantinho,
      beijinhos
      Léah

      Excluir
  8. Que lição aplicaram na Malu e no Batata. Eles tiveram como almoço pão com manteiga. Coitados!
    Muito bom o seu conto, Leáh. Parabéns.
    Abraços.
    Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Caro Pedro. fico ouvindo as queixas de algumas amigas e avisei-as de que ia ironizar num texto a falta de energia delas.:)!
    Vão ler, fazer beicinho, e ficar por isso mesmo, não nasceram para educar, fazer o que?
    Amei seu comentário, abração.
    Léah

    ResponderExcluir
  10. Excelente lição, Léah!
    Um conto perfeito: divertido e didático.
    Beijo, estimada amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  11. "Quando vires um pobre, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar."
    E assim deve ser.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Um boa lição minha amiga :)

    Meu filho chegou sempre a horas às refeições e nunca teve um amigo Batata, talvez por isso não sabe cozinhar :D

    Adoro o seu humor e gostei da tela:)

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  13. Uma bela lição...
    E Malu certamente a aproveitará... de futuro não esquecerá de avisar, quando chegar tarde... e certamente se o fizer... nessa altura já terá descoberto como fritar ovo!...
    Como sempre, sua pintura... contou a história... através de belos detalhes!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir