Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2016

Cozinhar? Poxa vida!

tela à óleo 30x36



As melhores horas do dia para mim são quando tenho tempo para pintar uma tela mesmo pequena ou ler, essas são na verdade as coisas que mais gosto de fazer. Ler um livro relaxante assim como um romance ou um conto policial,  que instigue minha mente a descobrir o culpado antes dele ser revelado pelo escritor, me faz varar a noite até a última pagina. E sou também incapaz de deixar um quadro inacabado jogado ao esquecimento, vou até o final e quando  o tema não me agrada e é à óleo o solvente entra em cena e recomeço outro tema e vem a satisfação de terminar o trabalho.  
Em compensação o que mais detesto, embora faça todos os dias, exceto sábados e domingos é cozinhar. Dizem que minha comida é gostosa, mas esse tipo de elogio ou reconhecimento, ou seja lá o que for, não me fazem  gostar mais de cozinhar. Leva-se no mínimo uma hora e meia ou duas fazendo três tipos de pratos e uns dez minutos comendo-os. E ainda tem o agravante  não é só uma refeição por dia, tem ainda um lanche no fim da tarde que é quando terminam as minhas refeições, mas as outras pessoas da família jantam e o jeito é retornar ao picar, cortar,  lavar, temperar, ferver,  assar, ufa, ufa, que canseira.   Isso para mim é o inferno na torre...
 Já experimentei trocar com minha ajudante, ela fazer a comida e eu arrumo a cozinha, ela ficou toda entusiasmada, mas não deu certo ela não aprendeu! Mesmo depois de uma semana parada ali ao meu lado vendo como eu fazia! O dia em que a deixei sozinha para experimentar, o arroz empapou, a carne ficou sem gosto e queimada, se enrolou toda com os temperos ela acha que condimento são só alho e cebola! E o vinho, o molho inglês, a pimentinha, o tomate, pedacinhos de bacon, a noz moscada, o gengibre? Acho que ela conseguiria queimar até água!
- A dona Leah isso é muito complicado, e eu só levo jeito mesmo é com a vassoura. –
Voltei para o fogão, fazer o que, né?
Tem situações inexplicáveis nesta vida dizem que “o fruto não cai longe do pé” meu filho gosta de cozinhar! Quando está em casa vai para a cozinha e é meticuloso e paciente fazendo pratos sofisticados com um ar de satisfação pregado no rosto!  Ele deve ter saído a algum parente que nem sei quem, já minha filha só se for um prato ligeiro para quebrar um galho, essa caiu junto colada no meu pé, rsrs. Meu marido jura que gosta de cozinhar, mas toda vez que precisa só sai dali ovo frito, ou uma fritada de queijo.
O jeito é este mesmo aproveitar os finais de semana longe do fogão  me arriscar  na cozinha só para beber água.
Léah

9 comentários:

  1. Ah não!! Mas nem que a vaca tussa!! Ao longo dos anos criei fobia por cozinha rs. E quando nossos filhos vêm almoçar ou jantar, pedimos de fora. Nós dois comemos fora, temos a sorte de sermos rodeados por bons restaurantes. À noite, para acompanhar o café, invento algo bem fácil, rápido. E como moramos em apartamento, não preciso de empregada diária. O que é uma benção! Adoro ser a 'camareira' da minha casa - rss
    Beijinho! Mais uma divertida crônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís
      Meu casal de filhos solteiros moravam os dois num apartamento, mas por causa do câncer que o pai teve há seis anos atrás passaram a ficar mais aqui do que no apê o que achei ótimo, pois a casa é grande e eles nos dão apoio emocional, alegria e suas companhias , o que transforma o fato de eu ter que cozinhar, numa coisa menor,além do que minha ajudante é nota 10 em limpar e arrumar, só não pode cozinhar e já está comigo há 14 anos.
      São escolhas que sempre temos que fazer durante a vida, aliás é bom quando se pode escolher não é mesmo? Já morei em apartamento grande, pequeno,e em cada um tive algo que me chateava, sabe o que? A cozinha é claro <:(, mas é superável.
      Obrigada pelo comentário,
      beijinhos, Léah

      Excluir
  2. Querida Léah, não é possível rss
    Cada vez que aqui venho descubro mais uma coisa em comum :)
    Aqui em casa só eu é que cozinho, todos fogem, e como temos que comer, sobra mesmo para mim. Até com a minha sogra não tive sorte pois não sabe cozinhar rss
    Mias uma tela com cores tão suaves e delicadas, um encanto.
    Um beijinho com carinho

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fê: Que maravilha termos essa afinidade entre outras que já percebemos, mas graças a Deus não tens uma que é ser enrolada como eu sou neste bendito computador, acho que devíamos comer pílulas como os astronautas, seria ótimo, não acha?
      Feliz ter encontrado você, tudo bem por aí? E a Filhota?
      Muitos beijinhos, Léah

      Excluir
  4. Alguna ve se agradece que cocinen para ti, pero no siempre se consigue, en la mayoría de los casos son las madres las que siempre dan todo su tiempo para la familia.
    COMPARTIR LOS TRABAJOS SERÍA ESTUPENDO, Cuesta tiempo poder realizar las tareas domésticas y se valoran poco.
    Tus pinturas preciosas, buscar tiempo para pintar y leer es un problema para mi.
    Te deseo un bonito lunes.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  5. Querida Amiga
    Amei seu comentário.
    Tudo de bom para você
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, também não gosto muito de cozinhar, mas como o meu marido até gosta, vamos partilhando, umas vezes cozinha ele, outras eu.
    Adorei a sua tela, é maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Adoro questo dipinto , i colori sono deliziosi , hai creato una meravigliosa sensazione di serenità e dolcezza . Abbraccio.

    ResponderExcluir