Minhas Pinturas

Seguidores

Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O MAR



                                         Óleo sobre tela 45x35 ="mar azul"
O mar
Uma amiga que mora longe do mar veio visitar-me, estava ela com problemas existenciais e
procurou-me para matar  saudades de mim, do mar e conversarmos, fomos andar pela beira mar, pois o tempo não estava bom para mergulhos.
 Sempre que preciso por uma razão qualquer de stress vou até ele para me acalmar, esta frase foi o começo de nossa conversa.
“-O que o mar faz para te acalmar?_” Perguntou-me ela.
A agitação do mar pode parecer incoerência, mas para mim não é, o mar horas agitado, horas mais calmo traz a areia e leva de volta, bate nas pedras, é sempre um espetáculo de força, é a mão de Deus, a natureza nos dando constantes lições de vida que se observássemos procederíamos bem mais acertadamente, enfim mesmo que eu não possa entender ou explicar o mar me põe no eixo.
 É bom olhar em volta com calma, pois nem sempre o caminho é estreito às vezes, temos curvas e a via se alarga, Isto é, a solução existe só temos que confiar e buscar a saída.
Ela me olhou meio descrente, mas eu apenas respondi a pergunta feita com toda sinceridade. Sentamos num banco à beira mar e lá escutei todas as suas queixas, revoltas e lágrimas até ela silenciar se acalmar e ficar com o olhar perdido no vai e vem do mar, um tempo depois mostrou vontade de voltarmos para casa. Notei alguns sorrisos e disposição de enfrentar a situação.
Todos os nossos assuntos postos em dia e nos entupirmos de lanches “engordantes,” ela foi embora.  
Mais ou menos duas semanas depois ela telefonou-me dando boas noticias e falando do fim dos seus problemas.
Não sou prepotente e vaidosa para achar que foi nossa conversa que a fez sair da crise, acho que a calma a analise da situação vista por vários ângulos leva a pessoa a ter respostas, mas quem sabe o mar ouviu suas queixas e através de toda aquela energia e força que ele mostra, contaminou-a assim como a mim.
 Tomara! Porque se foi dez pontos para o MARavilhoso MAR.
Léah

16 comentários:

  1. I luoghi della natura,come il mare o la montagna,aiutano a fare il punto della situazione.
    Quando la vita è difficile parlare con una persona amica fa tanto bene...così mettendo insieme Buona Volontà Amicizia e Natura forse possono accadere miracoli per trovare nuove vie.
    Un abbraccio affettuoso cara Leah,il tuo mare è dipinto come vero.Rita.

    ResponderExcluir
  2. Dear Rita was happy to have you here.
    You're right friends are good and bad times, and never deny my solidarity is great to be able help share sadness or joy.
    Muta peace to your heart.
    kisses Léah

    ResponderExcluir
  3. Ola querida amiga,adorei ler á respeito de teu encontro com tua amiga e principalmente de tua caminhada revigorante á beira mar......Sabes que desde 4 ou 5 anos veraneio numa praia aqui do sul,e Sempre,todos os dias sem exceção minha mâe me levava pela mão á longas caminhadas pela beira da praia ,naquela época colhendo conchinhas e correndo atras de peixinhos .....Que tempo feliz,e eu nem sabia....Cresci e as caminhadas foras se alongando cada vez mais....Foi se tornando até uma necessidade para mim,pois enquanto caminhava desfrutando o mar ...o vento...o sol...eu tinha minhas melhores idéias para criar minhas jóias[trabalhei com pedras brasileiras e bijoux durante muito tempo na minha vida] selecionar e ir cantando minhas musicas,e com boas resoluções para os vários probleminhas do dia dia....Aliás até pouco tempo atras ainda continuava com esta enorme ligação com minhas caminhadas á beira mar.Este ano porém estou com um problema na perna esquerda ainda não resolvido.o que me impede de caminhar não só na praia como em tantos outros lugares.....espero conseguir novamente entrar em contato com esta fonte de energia que o MAR consegue me dar.Beijos no coração querida Léah.

    ResponderExcluir
  4. Querida Suzane, descobrimos mais uma afinidade entre nós,gostarmos de caminhar à beira mar,como você minhas caminhadas estão cada dia mais raras por causa da coluna lombar que anda me torturando, mas espero de coração que você consiga voltar a esse passeio energético junto ao mar, que é muito bom para a saúde física e mental.
    Querida amiga amei essa nossa conversa.
    Mil beijinhos, saúde,paz
    Léah
    Amei esta nossa conversa

    ResponderExcluir
  5. Es un precioso lugar para soñar.
    La pintura es magnífica.Una gran artista eres.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Me encanta el mar y la montaña igualmente.
    Pero el mar nos invita a soñar, lo mismo que si miráramos al cielo.
    Tu pintura es preciosa.

    Un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Querida amigaMinhas Pinturas14 de dezembro de 2015 12:09

      Querida amiga obrigada por seu comentário, o mar realmente nem que seja só para apreciarmos sua beleza como você diz nos convida a sonhar.
      beijinhos Léah

      Excluir
  7. Hola querida Leah: Entiendo perfectamente tu comentario y la problemática de tu amiga, el mar seda y calma la impaciencia y todo lo relacionado con el agua es bendición, yo lo palpito así. El agua arrastró los problemas........... Tu pintura es muy bella y me encanta como el agua acaricia la tierra y la vegetación. Un abrazo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mercedes concordo com você, mesmo sem saber explicar,o mar está sempre presente em minha vida e me ajudando a resolver problemas. Seu comentário a minha pintura foi muito delicado, gentil e poético, obrigada de coração,
      beijinhos Léah

      Excluir
  8. Querida Léah, o mar também tem em mim esse poder, talvez porque o nosso organismo é composto por 70% de água.
    Todos nós temos que encontrar nos elementos da natureza algo que nos fortaleça, para uns será o mar, para outros um passeio pelo campo ou observando o fogo, o importante é equilibramos a nossa mente.
    Mas um ombro amigo não é menos importante.

    Querida amiga, aproveito esta oportunidade para lhe desejar um Feliz Natal junto de todos aqueles que ama.
    Muita saúde, paz e amor para todos!

    Um beijinho com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fê:É mesmo uma questão de equilíbrio de cada um, houve época em que vivi no interior em outro Estado e outra cidade e fiquei muito depressiva por estar longe do mar.
      Ombro amigo é muito importante, concordo com você.
      Querida Fê agradeço seus votos e desejo que tenhas muitas alegrias, amor e união no seu lar.
      Obrigada por sua amizade,
      beijinhos, Léah

      Excluir
  9. Precioso ese relato del paseo, y preciosa la marina que has pintado. Me encanta como siempre la luz que le imprimes a tus pinturas.
    Un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Elda: Minhas caminhadas ao mar são como um vicio, um lenitivo, uma necessidade,e pintar toda aquela beleza me traz muito prazer, e alegria.
      Obrigada por seu gentil comentário,
      beijinhos,
      Léah

      Excluir
  10. Sereno y muy real, la luz en la tierra es preciosa. Besitos

    ResponderExcluir
  11. O quadro é lindo, transmite sensações de bem-estar, calma e tranquilidade...
    Gostei também do texto, seja o que for que nos dê energia, o mar, a paisagem envolvente, as forças do universo ou simplesmente uma boa amiga, agarremos essa energia com fé para podermos prosseguir o caminho...
    Um bem-haja por transmitir essa energia positiva com sua pintura e com as suas palavras.
    Feliz 2016!

    ResponderExcluir